ARIADNE é um sistema informatizado de busca de informações sobre agrotóxicos idealizado a partir de pesquisas integradas entre a Faculdade de Saúde da Universidade de São Paulo (FSP/USP) e o Centro de Vigilância Sanitária, órgão da Coordenadoria de Controle de Doenças da Secretaria de Estado da Saúde (CVS/CCD/SES-SP).

A finalidade do ARIADNE é subsidiar técnicos e gestores que lidam com o controle do risco sanitário associado à exposição aos agrotóxicos, bem como acadêmicos, pesquisadores e outros profissionais de diferentes instituições e áreas de conhecimento e a sociedade em geral.

O ARIADNE contempla informações sobre o uso e a aplicação de agrotóxicos, os parâmetros fundamentais do comportamento destas substâncias no ambiente e sobre a toxicidade para a saúde humana, direcionando os interessados para bases de dados nacionais e internacionais. O Sistema disponibiliza também dados consolidados dos registros de pulverização aérea no estado de São Paulo em períodos específicos.

Como o uso de agrotóxicos pode se configurar como fator significativo de risco à saúde humana, o ARIADNE é ferramenta com potencial para subsidiar todos aqueles empenhados em reduzir a exposição humana a tais produtos. Convém também ressaltar que a compreensão e a gestão adequada dos cenários de risco relativos aos agrotóxicos são partes de um amplo conjunto de iniciativas de caráter público que hoje pautam a busca coletiva por uma sociedade mais saudável e sustentável.

Além disto, o ARIADNE mostra que a integração dos órgãos gestores com as instituições acadêmicas é essencial para construir conhecimento e alavancar ações públicas bem fundamentadas. Para tanto, o financiamento de parte das pesquisas pelo Fundo Especial de Saúde para Imunização em Massa e Controle de Doenças (FESIMA), da Secretaria de Estado da Saúde, foi de grande relevância para sustentação deste projeto.

A propósito, ARIADNE é o nome da deusa grega conhecida por ajudar pessoas a achar o caminho de volta quando num labirinto; ela, portanto, ilumina trajetos e aponta saídas para os problemas de conhecimento.

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