Conclusão está no relatório Mapa da Desigualdade 2022, elaborado pela Rede Nossa São Paulo

A Subprefeitura Vila Mariana recolheu 10,3% dos resíduos domésticos do bairro, na zona sul, de forma seletiva em 2021. A conclusão consta do Mapa da Desigualdade 2022, elaborado pela Rede Nossa São Paulo. É a maior proporção entre todas as regiões da Capital.

Em segundo vem a Subprefeitura Pinheiros, com 5,7% dos resíduos de casa recolhidos e forma seletiva. Depois, aparecem as de Santo Amaro (5,3%); Sé (4,6%) e Lapa (4,3%). O levantamento, divulgado anualmente desde 2012, calcula a proporção de resíduos domésticos coletados seletivamente por subprefeitura.

Como funciona a coleta seletiva

Em São Paulo, duas concessionárias são responsáveis pela coleta seletiva domiciliar. O serviço está disponível nos 96 distritos da cidade, com cobertura de quase 76% das vias. São cerca de 6 mil funcionários e 555 veículos. O material coletado é destinado a cooperativas de reciclagem. O lucro advindo da atividade gera renda a mais de 900 famílias. Outros resíduos também são encaminhados para duas centrais mecanizadas de triagem.

A Loga é responsável pelas regiões do Butantã; Casa Verde; Freguesia/Brasilândia; Jaçanã/Tremembé; Lapa; Vila Maria/Vila Guilherme; Mooca; Penha; Pinheiros; Pirituba/Jaraguá; Perus; Sé e Santana/Tucuruvi.

Já a Ecourbis atua em Cidade Ademar; Aricanduva/Formosa/Carrão; Campo Limpo; Capela do Socorro; Cidade Tiradentes; Ermelino Matarazzo; Guaianases; Ipiranga; Itaquera; Itaim Paulista; Jabaquara; M’Boi Mirim; São Miguel Paulista; Parelheiros; Santo Amaro; Sapopemba; São Mateus; Parelheiros e Vila Prudente.

A recomendação é colocar os resíduos fora de casa no horário mais próximo do previsto de passagem do caminhão para evitar o manuseio inapropriado por outras pessoas ou carreamento por chuvas. Confira o dia e o horário que a coleta seletiva vai passar na sua rua pelos sites das concessionárias: https://www.loga.com.br/new_map.htm e https://www.ecourbis.com.br/coleta/index.html.

Além do serviço porta a porta, a população pode descartar recicláveis nos mais de 3.810 Pontos de Entrega Voluntárias e nos 122 Ecopontos distribuídos pela cidade.

O gerente de saneamento ambiental da SPRegula, Mauro Haddad, afirma que a geração de novos resíduos depende de fatores como o adensamento populacional e o poder aquisitivo. “Quanto mais as pessoas compram, mais resíduos geram”, diz. Segundo ele, a coleta seletiva conta com o apoio da população no dia a dia para sucesso da política, com a separação dos resíduos entre secos e úmidos. Os secos, como embalagens, são recicláveis. Já os úmidos, como resto de comida, não. Uma dica é ter duas lixeiras para realizar a divisão e a devida destinação.

O descarte incorreto provoca transtornos à população, como entupimento de galerias. Os condomínios podem solicitar à SPRegula ou às concessionárias a instalação de um contêiner para coleta seletiva. Detalhes estão disponíveis pelo número (11) 3396-7900. Mais informações podem ser obtidas na página do Recicla Sampa.

AS 10 MAIS
Vila Mariana – 10,3%

Pinheiros – 5,7%

Santo Amaro – 5,3%

Sé – 4,6%

Lapa 4,3%

Jabaquara – 3,7%

Ipiranga – 3,5%

Vila Prudente – 2,4%

Parelheiros – 2,3%

Butantã – 2,2%

ESTADÃO – Vila Mariana faz mais coleta seletiva na Capital

Disponível em: https://expresso.estadao.com.br/bairros/2022/12/12/vila-mariana-faz-mais-coleta-seletiva-na-capital/

Acesso em 12/12/2022.