Dia Mundial da Segurança dos Alimentos é celebrado em todo o mundo no dia 7 de junho, para chamar a atenção da população para essa questão e inspirar ações voltadas para prevenir, detectar e gerenciar riscos de origem alimentar.
A celebração tem o objetivo de encorajar todos, do produtor ao consumidor, a adotar padrões de segurança ao longo da cadeia produtiva de alimentos. Isso ajuda a reduzir as doenças transmitidas por alimentos, que são quase totalmente evitáveis.
Neste ano, em sua quinta edição, o tema escolhido pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (Food and Agriculture Organization – FAO) para marcar a data é “Padrões alimentares salvam vidas”.
De acordo com o órgão, a escolha do tema teve o propósito de reconhecer a importância dos padrões alimentares em todo o mundo para manter os consumidores seguros, além de apoiar um mercado equitativo de alimentos.
Engajamento
A diretora da Divisão de Sistemas Alimentares e Segurança de Alimentos da FAO, Corinna Hawkes, convidou o setor a engajar-se na campanha com ações significativas no próximo dia 7 de junho. O objetivo é destacar a importância de que formuladores de políticas, profissionais e investidores reavaliem e redefinam suas atividades para aumentar a produção e o consumo sustentáveis de alimentos seguros.
Para incentivar as ações de conscientização em 2023, a FAO disponibilizou o Guia para o Dia Mundial da Segurança dos Alimentos, para que profissionais, empresas, instituições e governos possam obter ideias sobre como participar desta data. O guia do evento está disponível nos seis idiomas oficiais da ONU: árabe, chinês, inglês, francês, russo e espanhol.
Ainda em comemoração à data, no dia 7 de junho a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), com apoio de várias instituições, irá promover o evento “Dia Mundial da Segurança dos Alimentos 2023: Normas Alimentares Salvam Vidas”.
ANVISA – 7 de junho – Dia Mundial da Segurança dos Alimentos
Acesso em: 07/06/2023