A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) reativou nessa terça-feira (27), a Comissão de Estudo Especial de Segurança e Saúde Ocupacional (ABNT/CEE-109), durante reunião virtual, com a presença de mais de 130 participantes.
A Comissão, que terá como âmbito de atuação a normalização no no campo de Segurança e Saúde Ocupacional (SSO), compreendendo sistemas de gestão para permitir que uma organização controle seus riscos e melhore seu desempenho em SSO, no que concerne à terminologia, procedimentos, diretrizes, requisitos e generalidades, foi reativada por uma demanda da sociedade brasileira, que reconhece a importância da participação internacional nos trabalhos do Comitê Técnico da Organização Internacional de Normalização (ISO), o ISO/TC 283 – Occupational health and safety management, buscando fortalecer a posição brasileira e realizar a adoção de Normas Internacionais.
A reunião, conduzida pelo Diretor de Normalização da ABNT, Nelson Al Assal Filho, contou com a participação de Sally Swingerwood, analista técnica da ISO responsável pelo acompanhamento dos trabalhos do ISO/TC 283, que apresentou os trabalhos desenvolvidos pelo Comitê Técnico e os documentos produzidos até o momento.
Também houve a participação do gerente de Normalização Nacional, Claudio Guerreiro, que em sua apresentação apresentou, além dos conceitos de normalização, a proposta de plano de ação para a ABNT/CEE-109, que terá como tarefa prioritária promover a adoção, na ABNT, da consagrada norma, ISO 45001:2018, Occupational health and safety management systems — Requirements with guidance for use.
Os trabalhos da ABNT/CEE-109 terão como condutor o Professor Dr. Leonídio Ribeiro, consultor e engenheiro Industrial – Eletricista e de Segurança do Trabalho, aceito unanimemente como Coordenador da Comissão.
abnt.org.br. Comissão de Estudo Especial de Segurança e Saúde Ocupacional (ABNT/CEE-109) é reativada.
Disponível em:
Acesso em: 08 de Março de 2024