A Secretaria do Meio Ambiente do Distrito Federal (Sema-DF) oficializou, na segunda (16), a adesão à Brasil Mais, plataforma tecnológica focada no monitoramento e emissão de alertas territoriais em todo o país. Desenvolvida com o objetivo de integrar dados de sensoriamento remoto e inteligência artificial, a ferramenta permitirá o acompanhamento em tempo real de fenômenos críticos, como desmatamento, incêndios florestais e ocupações irregulares, marcando um avanço significativo na capacidade do DF de atuar de forma preventiva e ágil na proteção ambiental.

A Brasil Mais reúne imagens de satélite e tecnologias geoespaciais que alimentam um banco de dados integrado com as informações ambientais e territoriais do Distrito Federal. Essas informações serão disponibilizadas às autoridades e gestores ambientais, permitindo que tomem decisões rápidas e embasadas em dados precisos. “A plataforma é capaz de gerar alertas territoriais com resolução temporal de até 5 dias, o que possibilita a adoção de medidas tais como a prevenção e o combate aos incêndios florestais, a interrupção de desmatamentos ilegais e o controle de invasões em áreas de preservação”, explica o secretário de Meio Ambiente do DF, Gutemberg Gomes.

O uso dessa tecnologia será crucial no combate ao desmatamento ilegal que ainda afeta diversas áreas de vegetação nativa. “Por meio da identificação precoce das atividades irregulares, a Brasil Mais proporcionará uma atuação coordenada entre diferentes órgãos de fiscalização, como Instituto Brasília Ambiental, DF Legal e Polícia Militar Ambiental. Isso garantirá uma resposta mais eficiente e integrada no combate à degradação ambiental, evitando que os danos se intensifiquem”, afirma o secretário.

Além do desmatamento, os incêndios florestais são outra grande ameaça à conservação ambiental no DF, especialmente durante os períodos de seca severa. Além disso, a plataforma auxiliará na mobilização de brigadistas na adoção de estratégias preventivas. Isso não só preserva a biodiversidade local, mas também protege as áreas urbanas e rurais que podem ser afetadas pela propagação do fogo”, completa.

Outro ponto crítico que será abordado pela plataforma é a identificação de ocupações irregulares em áreas de preservação. “Esse tipo de invasão, além de causar degradação do meio ambiente, compromete a integridade das áreas especialmente protegidas. Com a Brasil Mais, será possível monitorar o território do Distrito Federal, auxiliando nas ações de resposta rápida para proteção ambiental”, conclui Gomes.

Fonte: Agência Brasília / Distrito Federal adere a plataforma tecnológica para monitorar e prevenir degradação ambiental

Disponível em: https://www.agenciabrasilia.df.gov.br/2024/09/17/distrito-federal-adere-a-plataforma-tecnologica-para-monitorar-e-prevenir-degradacao-ambiental/#:~:text=Distrito%20Federal%20adere%20a%20plataforma%20tecnol%C3%B3gica%20para%20monitorar%20e%20prevenir%20degrada%C3%A7%C3%A3o%20ambiental,-Ferramenta%20de%20intelig%C3%AAncia&text=A%20Secretaria%20do%20Meio%20Ambiente,territoriais%20em%20todo%20o%20pa%C3%ADs

Acesso em: 02 de outubro de 2024.