A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e Confederação Nacional da Indústria (CNI) promoveram hoje (15/10), o lançamento da série de normas ABNT NBR ISO 59004, 59010 e 59020.

Os documentos definem conceito e princípios de economia circular, modelos de negócio e ações para a transição e indicadores para mensuração e avaliação da performance de circularidade pelas organizações.

O colegiado, dedicado à normalização no campo da economia circular, uma das vertentes decisivas para o êxito global da agenda do clima e a sustentabilidade dos setores produtivos, é constituído por especialistas internacionais de mais de 40 países, sendo o Brasil um dos coordenadores, por meio da Associação Brasileira das Normas Técnicas – ABNT.

“O lançamento enfatiza a importância da economia circular, que diferentemente da linear que prioriza o reaproveitamento de resíduos, efluentes sanitários e industriais, materiais recicláveis e outros elementos que seriam passivos ambientais, se transformam em matérias-primas e novos produtos para diversos setores. Nesse processo, há um ganho econômico e ambiental, contribuindo com as ações de mudanças climáticas e para preservação e regeneração da natureza. Ou seja, estamos falando de um modelo comprovadamente mais sustentável”, ressalta o Presidente da ABNT, Mario William Esper.

Fonte: Meio Filtrante / ABNT, Firjan e CNI promovem o lançamento da série de normas ABNT NBR ISO 59004, 59010 e 59020

Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2024-10/lula-sanciona-lei-para-ampliar-producao-de-combustiveis-sustentaveis

Acesso em: 15 de outubro de 2024.