MTE lançará a Plataforma Unificada de Atendimento (UNA) em 2025

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) disponibilizará, no primeiro semestre de 2025, a Plataforma Unificada de Atendimento (UNA), destinada a todas as unidades da federação. O objetivo é facilitar o acesso aos serviços oferecidos pelas Superintendências, Gerências e Agências Regionais do Trabalho e Emprego.

O lançamento oficial será precedido por um projeto-piloto, iniciado em 11 de dezembro de 2024, no estado do Rio de Janeiro, onde os cidadãos já podem utilizar a UNA para realizar solicitações de atendimentos.


Objetivos e Funcionalidades da UNA

A plataforma foi idealizada para tornar as solicitações mais rápidas e seguras, proporcionando uma experiência mais eficiente aos usuários.

Com a UNA, será possível:

  • Enviar documentos digitalizados;
  • Acompanhar e remarcar agendamentos;
  • Criar protocolos de atendimento remotos para solicitações e requerimentos eletrônicos;
  • Agendar atendimentos presenciais, promovendo a integração entre o usuário e as unidades de atendimento.

Além de desburocratizar as etapas, a UNA permitirá ao MTE maior controle e segurança nos atendimentos, com protocolos autenticados pela plataforma Gov.br e a integração de processos eletrônicos para execução de tarefas.


Atendimentos Disponíveis pela UNA

Os cidadãos poderão acessar serviços vinculados ao Ministério do Trabalho e Emprego e a órgãos relacionados, incluindo:

  • Solicitação da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS);
  • Agendamento e dúvidas sobre a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
  • Solicitações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED);
  • Solicitações relacionadas ao Empregador Web;
  • Agendamento e dúvidas sobre o Abono Salarial;
  • Serviços relacionados a Multas e Recursos;
  • Agendamento para Orientação Trabalhista;
  • Esclarecimento de dúvidas sobre o Registro Profissional; e
  • Agendamento e dúvidas sobre o Seguro-Desemprego.

Impacto para Cidadãos e o MTE

Os benefícios incluem maior agilidade e segurança, com um sistema integrado que desburocratiza o atendimento. O MTE, por sua vez, terá processos mais eficientes e seguros, contribuindo para uma gestão pública mais moderna e acessível.


Fonte: MTE. MTE lança nova plataforma de atendimento ao público. Acesso em 16 de dezembro de 2024.

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