MTE lançará a Plataforma Unificada de Atendimento (UNA) em 2025
O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) disponibilizará, no primeiro semestre de 2025, a Plataforma Unificada de Atendimento (UNA), destinada a todas as unidades da federação. O objetivo é facilitar o acesso aos serviços oferecidos pelas Superintendências, Gerências e Agências Regionais do Trabalho e Emprego.
O lançamento oficial será precedido por um projeto-piloto, iniciado em 11 de dezembro de 2024, no estado do Rio de Janeiro, onde os cidadãos já podem utilizar a UNA para realizar solicitações de atendimentos.
Objetivos e Funcionalidades da UNA
A plataforma foi idealizada para tornar as solicitações mais rápidas e seguras, proporcionando uma experiência mais eficiente aos usuários.
Com a UNA, será possível:
- Enviar documentos digitalizados;
- Acompanhar e remarcar agendamentos;
- Criar protocolos de atendimento remotos para solicitações e requerimentos eletrônicos;
- Agendar atendimentos presenciais, promovendo a integração entre o usuário e as unidades de atendimento.
Além de desburocratizar as etapas, a UNA permitirá ao MTE maior controle e segurança nos atendimentos, com protocolos autenticados pela plataforma Gov.br e a integração de processos eletrônicos para execução de tarefas.
Atendimentos Disponíveis pela UNA
Os cidadãos poderão acessar serviços vinculados ao Ministério do Trabalho e Emprego e a órgãos relacionados, incluindo:
- Solicitação da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS);
- Agendamento e dúvidas sobre a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
- Solicitações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED);
- Solicitações relacionadas ao Empregador Web;
- Agendamento e dúvidas sobre o Abono Salarial;
- Serviços relacionados a Multas e Recursos;
- Agendamento para Orientação Trabalhista;
- Esclarecimento de dúvidas sobre o Registro Profissional; e
- Agendamento e dúvidas sobre o Seguro-Desemprego.
Impacto para Cidadãos e o MTE
Os benefícios incluem maior agilidade e segurança, com um sistema integrado que desburocratiza o atendimento. O MTE, por sua vez, terá processos mais eficientes e seguros, contribuindo para uma gestão pública mais moderna e acessível.
Fonte: MTE. MTE lança nova plataforma de atendimento ao público. Acesso em 16 de dezembro de 2024.