Proposta segue para análise da CCJ da Câmara antes de ir ao Senado
Publicação e Vigência
A Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados aprovou, em dezembro de 2024, o projeto de lei que institui o documento de identidade profissional do técnico de segurança do trabalho. A proposta agora seguirá para análise, em caráter conclusivo, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), antes de ser enviada ao Senado.
Objetivo do Projeto
O principal objetivo do projeto é formalizar e regulamentar a emissão de uma carteira profissional para técnicos de segurança do trabalho, reforçando sua identidade no mercado. Segundo o texto aprovado, a Federação Nacional dos Técnicos de Segurança do Trabalho será a responsável por definir o modelo, expedir e emitir o documento, que terá as seguintes características:
- Informações obrigatórias:
- Nome completo.
- Filiação.
- Nacionalidade e naturalidade.
- Data de nascimento.
- Estado civil.
- CPF.
- Número do registro profissional.
- Elementos adicionais:
- Tipo sanguíneo.
- Fotografia e assinatura do profissional.
- Assinatura do presidente da entidade expedidora.
Para emitir a nova carteira, os técnicos habilitados deverão apresentar documentos oficiais e originais que comprovem os dados exigidos.
Alterações no Projeto
O texto aprovado é um substitutivo do relator, deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA), ao Projeto de Lei 4454/20, de autoria do deputado Luiz Carlos Motta (PL-SP). Segundo Almeida, “a proposição precisa de ajustes para respeitar os princípios da liberdade de associação profissional ou sindical, assim como a liberdade de exercício profissional”.
Pelo substitutivo, a carteira poderá ser fornecida aos técnicos não sindicalizados, desde que estejam habilitados e registrados no Ministério do Trabalho e Emprego.
Reconhecimento da Profissão
O relator destacou a importância do projeto para a valorização dos técnicos de segurança do trabalho. “O projeto reconhece a relevância desses profissionais na redução de acidentes e doenças no ambiente de trabalho, contribuindo diretamente para a melhoria dos ambientes laborais no país”, afirmou.
Próximas Etapas
Após a análise pela CCJ, o texto precisará ser aprovado na Câmara dos Deputados e, posteriormente, no Senado para que possa ser sancionado e se tornar lei.
Chamada à Ação
Está atento às mudanças legais e regulatórias que impactam sua profissão? A Omnia oferece suporte especializado para profissionais e empresas no monitoramento de legislações e regulamentações, garantindo que você esteja sempre em conformidade com as novidades do setor.
Fonte: Câmara dos Deputados. Comissão aprova projeto que cria a carteira profissional do técnico de segurança do trabalho. Acesso em 28 de janeiro de 2025.