Interessados poderão contribuir para a construção do plano até 19 de março pela plataforma Participa + Brasil
O governo federal abriu consulta pública sobre o Plano Nacional de Economia Circular, um documento estratégico para a transição para um modelo econômico mais sustentável e inovador. As contribuições podem ser enviadas até 19 de março por meio da plataforma Participa + Brasil.
O plano faz parte da Estratégia Nacional de Economia Circular (ENEC) e tem como objetivo otimizar o uso de recursos, incentivar a inovação tecnológica e reduzir desperdícios. Ele propõe a superação do modelo linear tradicional de produção e consumo, estendendo a circulação de materiais e produtos pelo maior tempo possível e promovendo a regeneração dos ecossistemas.
A consulta pública é uma oportunidade para que setores produtivos, academia, sociedade civil e governos estaduais e municipais contribuam para a definição dos macro-objetivos e ações que guiarão a transição para um sistema econômico mais eficiente e inclusivo.
O Plano Nacional de Economia Circular é resultado de um esforço conjunto entre diversos órgãos e entidades, incluindo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Ministério da Fazenda, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Confederação Nacional da Indústria (CNI), Fundação Ellen MacArthur, Anvisa, Unicatadores, ABDI, BNDES, CEBDS e IBEC, com apoio do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).
Fonte: MIDIC. Está aberta a consulta pública sobre o Plano Nacional de Economia Circular. Acesso em: 20 de fevereiro de 2025.