O Governo Federal defende a soberania nacional e promove iniciativas para promoção do desenvolvimento sustentável e da preservação ambiental. Para combater queimadas e ilícitos na Amazônia Legal, o governo promoveu a Operação Verde Brasil, que, em dois meses, aplicou R$ 141,9 milhões em multas e enfrentou 1.835 focos de incêndio.
A operação Verde Brasil, instituída por meio de decreto presidencial, autorizou o emprego das Forças Armadas para a Garantia da Lei e da Ordem [Ambiental] (GLO) entre os dias 24 de agosto e 24 de setembro nas áreas de fronteira, nas terras indígenas, nas unidades federais de conservação ambiental e em outras áreas dos estados da Amazônia Legal. Durante a vigência deste primeiro período de atividades na Amazônia Legal, a GLO foi estendida por mais 30 dias até 24 de outubro.
No litoral do Nordeste, 254 localidades foram atingidas por manchas de óleo. Mais uma vez, o governo agiu na proteção do país e na minimização dos danos. Com a Operação Amazônia Azul, Mar Limpo é Vida, homens das Forças Armadas e diversos órgãos atuam na limpeza das praias, monitoramento e apuração de responsabilidades. Até o último dia de outubro, foram recolhidas, de acordo com o levantamento feito pelo Ibama, 3.647 toneladas de resíduos de óleo das praias nordestinas.