Nunca antes estivemos tão conscientes do nosso ambiente como durante o recente período de bloqueio. Os pássaros estavam cantando, o ar estava limpo e o céu mais azul que o azul. Também ficamos mais conscientes de que nosso atual modelo econômico fez com que as temperaturas subissem e que isso continuasse a causar estragos no clima – e em nossas comunidades. A mudança climática resultante é real e devemos lidar com seu impacto agindo agora.
Com isso em mente, a Força-Tarefa de Coordenação de Mudanças Climáticas da ISO (CCC TF7) desenvolveu recentemente um novo guia para padronizadores, para que as mudanças climáticas sejam levadas em consideração com todos os novos padrões escritos. O Guia ISO 84 , Diretrizes para lidar com as mudanças climáticas nos padrões , fornece uma abordagem sistemática, princípios relevantes e informações úteis para ajudar os redatores de padrões a lidar com os impactos, riscos e oportunidades das mudanças climáticas em seu próprio trabalho de padronização.
Nick Blyth, organizador do CCC TF7 que desenvolveu o guia, disse que todo setor precisa mitigar e se adaptar às mudanças climáticas.
“É importante ressaltar que o Guide 84 pode ajudar a aumentar a conscientização e o entendimento em toda a comunidade de padronização, não apenas nos envolvidos em padrões de desenvolvimento sustentável”, disse ele.
“É relevante para os padrões usados amplamente em muitos setores, ajudando as organizações a criar resiliência e preparação para futuros impactos climáticos, além de abordar riscos e oportunidades de transição com baixo carbono.
“Além do mais”, ele acrescentou, “o guia incentiva a revisão dos padrões existentes, se eles ainda não consideram os problemas de mudança climática, para que haja maior movimento em direção à sustentabilidade em todos os lugares”.
O uso do guia também resultará em uma maior contribuição para a realização dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas .
O ISO Guide 84 foi desenvolvido pelo CCC TF7, que faz parte do Conselho de Gestão Técnica da ISO e é um companheiro do ISO Guide 82 , Guidelines para abordar a sustentabilidade nos padrões .