A Fundação Florestal lançou, por videoconferência, o programa Abelhas Nativas. O objetivo é levantar informações sobre esses polinizadores existentes nas Unidades de Conservação do Estado de São Paulo, nos biomas de Mata Atlântica e Cerrado, e por meio, da pesquisa e educação ambiental, ampliar o conhecimento e o entendimento de sua importância para o serviço ecossistêmico, essencial para a manutenção das populações selvagens de plantas e para a produção de alimento.

Além disso, o programa pretende implantar meliponários educativos em algumas UC, identificar a ação dos agrotóxicos nesses locais e capacitar equipes e parceiros. Outras ações de educação ambiental também estão sendo planejadas com o objetivo de levar a informação dessa biodiversidade para a toda a sociedade.

Durante o lançamento do programa, será realizado o workshop 1 – Abelhas Nativas nas Unidades de Conservação da Fundação Florestal. A apresentação do programa será feita pelo diretor-executivo da Fundação Rodrigo Levkovicz. As palestras vão abordar temas como Cadastro Técnico Federal (CTF), Gestão de Defesa Animal e Vegetal (Gedave), Cadastro do GeFau, Abelhas Nativas nas UC e Como se faz um ninho isca e tecnologia de caixas racionais.

Inicialmente, o programa será executado em 16 Unidades de Conservação de proteção integral e 10 de uso sustentável. Mas a meta é que todas as UCs da FF participem do Abelhas Nativas, que será implementado em fases.

As 16 UCs que participarão do programa nesta primeiro momento são: de Proteção Integral Parque Estadual (PE) Jaraguá, EE Ribeirão Preto, PE Vassununga, PE Itaberaba, Parque Estadual Serra do Mar (PESM) Curucutu, PE Campos do Jordão, PE Porto Ferreira, PE Morro do Diabo, Mosaico Juréia Itatins, EE Ribeirão Preto, PESM Caraguatatuba, PE Ilhabela, PESM Itariru, PE Campina do Encantado, PE Turístico do Alto Ribeira e PESM Núcleo Padre Dória. De uso sustentável: Área de Proteção Ambiental (APA) Corumbataí e Piracicaba, APA Ibitinga, APA Ituparanga, APA do Banhado, APA do Carmo, EE Chauás, Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Mosaico de Unidade de Conservação do Jacupiranga, RDS Barreiro/Anhemas, RDS Quilombos da Barra do Turvo e RDS Lavras.

Clique e saiba mais!