O Plano de Ação Climática do Estado de São Paulo “Net Zero 2050”, que busca a neutralidade das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) no estado até o ano 2050, foi apresentado no dia 28/07, durante a plenária do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema).
O documento “Diretrizes e Ações Estratégicas – Plano de Ação Climática do Estado de São Paulo- Net Zero 2050. Versão Preliminar para Consulta Pública, julho de 2021” está disponível para consulta pública até o dia 30 de setembro para contribuições da sociedade.
No mês de julho, o Governo de SP aderiu às campanhas da ONU “Race to Zero” e “Race to Resilience”, sendo o primeiro estado brasileiro a assumir o compromisso por meio de decreto governamental. As ações visam o engajamento de governos, empresas, investidores, acadêmicos e lideranças da sociedade civil para zerar as emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2050.
Segundo o subsecretário de Meio Ambiente, Eduardo Trani, esta é a primeira apresentação pública dividida com a sociedade daquilo que foi decidido pelo Decreto Governamental. “Este é um dia histórico para nós. O Estado de São Paulo, assim como diversos países, regiões, municípios e empresas do mundo inteiro, aderiu às campanhas da ONU ‘Race to Zero’ e ‘Race to Resilience’. Além do Plano de Ação Climática, faremos um outro plano para Adaptação Climática”, destacou.
São Paulo vai fixar novas metas e soluções para energias renováveis, restauração florestal, agricultura de baixo carbono, bioeconomia, proteção da biodiversidade, controle e prevenção da poluição, qualidade do ar, transportes sustentáveis, segurança hídrica, saneamento ambiental, municípios resilientes e cidades sustentáveis.
Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente/SP – “Plano de ação climática de SP é apresentado no CONSEMA”. Veja a notícia na íntegra aqui.