A Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura divulgou, ontem (09/02), o edital de chamamento público com o objetivo de selecionar empresas privadas que tenham interesse em auxiliar o Estado com a coleta e a destinação de embalagens de vidro, respondendo por toda a logística reversa. As inscrições acontecem de 10 a 24 de fevereiro de 2022
A celebração acontecerá por meio da assinatura de um Termo de Cooperação. A atividade consiste na instalação e manutenção de Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) para a coleta de embalagens de vidro, bem como o recolhimento e a correta destinação dos resíduos sólidos.
Para o secretário Luiz Henrique Viana, a implantação de PEVs traz inúmeros benefícios para a sociedade e contribui com o compromisso de reduzir as emissões de gás carbônico, firmado pelo governador Eduardo Leite na COP26.
“Uma das vantagens do vidro é que ele pode ser 100% reaproveitado, aumentando o espaço nos aterros sanitários e reduzindo gastos com limpeza urbana, possibilitando que os recursos sejam redirecionados para outras áreas. A mudança de hábito precisa ser agora e queremos inserir a iniciativa privada nesta ação, para criarmos uma cultura de reciclagem entre a população e reduzirmos os impactos ambientais”, disse Viana.
Para participar as empresas precisam:
Estar sediadas no Estado do Rio Grande do Sul e possuir capacidade de realizar toda a cadeia da logística reversa, desde a instalação dos PEVs até a reciclagem dos resíduos recolhidos;
Ter o objeto social pertinente e compatível com o propósito deste edital;
Atender a todas as exigências do edital, inclusive quanto à documentação prevista neste instrumento e em seus anexos;
Apresentar um plano de trabalho prevendo as regiões, quantidade de PEVs e o prazo para a instalação.
SEMA-RS – Sema lança chamada pública para cooperação em logística reversa de vidro – Veja a notícia completa aqui.