A ABNT publicou a norma ABNT NBR ISO 10018:2022 – Gestão da qualidade – Orientação para o engajamento de pessoas, elaborada pelo Comitê Brasileiro da Qualidade (ABNT/CB-025). Este documento provê diretrizes para engajar pessoas no sistema de gestão da qualidade de uma organização e sobre como aumentar seu envolvimento e competência dentro dele.

Em um contexto mais geral, o engajamento de pessoas é o compromisso emocional que as pessoas têm com a organização e seus objetivos. Esse compromisso emocional significa que as pessoas engajadas realmente se preocupam com seu trabalho e sua organização. Elas não trabalham apenas por um contracheque, ou apenas para a próxima promoção, mas trabalham em prol dos objetivos da organização. Quando consideramos o engajamento com a qualidade, isto é uma extensão desse compromisso emocional.

Na contratação das pessoas, convém que uma organização considere tanto o alinhamento de valores quanto as habilidades.

ABNT – Gestão da qualidade – Orientação para o engajamento de pessoas – Veja a notícia completa aqui.

NBRISO10018 de 02/2022 – Veja aqui.