A importância das florestas para o ser humano não se restringe à garantia dos processos biológicos, mas está relacionada também à promoção de diversos benefícios à sociedade. Dentre eles, destacam-se a melhoria na qualidade de vida, o fornecimento de recursos naturais (recursos madeireiros e plantas medicinais), o fornecimento de matéria orgânica para o solo, a reciclagem de nutrientes, a manutenção da estabilidade térmica e do solo, entre outros.
Apesar de conhecer a importância das florestas, os homens continuam desmatando e destruindo esses ambientes tão importantes. Daí a relevância do dia 21 de março, quando é comemorado em todo o mundo o Dia Internacional das Florestas, data escolhida para conscientizar a população sobre a importância dos ecossistemas florestais para a manutenção da vida em todo o planeta.
No Brasil, temos hoje a segunda maior área de florestas do mundo, com cerca de 60% do território nacional. Não obstante, o país segue na liderança do ranking mundial de destruição de florestas tropicais: em 2020 foram devastados 1,7 milhão de hectares pelo desmatamento desenfreado e queimadas.
Para tentar amenizar esse dado devastador, algumas ações podem ser adotadas não só pela população (tais como o plantio de árvores nativas, a opção por produtos de madeira certificada, a reciclagem, a priorização de alimentos orgânicos e agroflorestais etc), mas também pelos órgãos públicos, considerando que é possível conciliar o sucesso financeiro e a ecologia da mata através da exploração consciente das árvores.
As florestas também têm um papel importante na redução da pobreza e no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em especial, o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 15 – Vida Terrestre, que está relacionado à proteção das florestas. Portanto, conservar uma floresta é conservar todas as formas de vida – a nossa e de toda biodiversidade!
JUSTIÇA DO TRABALHO – Dia Internacional das Florestas – Veja a notícia completa aqui.