Uma parceria entre organizações sem fins lucrativos pretende ajudar a conter o vazamento de resíduos plásticos e apoiar os esforços de reciclagem em 60 cidades em 26 estados do Brasil. A Alliance to End Plastic Waste (Aliança para Acabar com Resíduos Plásticos – AEPW) anunciou seu primeiro projeto no Brasil com a organização sem fins lucrativos Recicleiros para criar programas comunitários de coleta de resíduos, estabelecendo uma rede de 60 centros de triagem e reciclagem. O projeto visa criar 3.000 novos empregos no processo.
Quando estiver totalmente operacional, o programa visa reciclar pelo menos 30.000 toneladas de resíduos plásticos por ano. A chave para a viabilidade comercial do programa é a criação de mercados finais para os reciclados. A Recicleiros está se conectando diretamente com donos de marcas e outros usuários finais para encurtar a cadeia para a venda de resíduos plásticos e garantir maior retorno aos catadores.
As operações em cada cidade devem começar dentro de quatro meses após o cumprimento dos requisitos de participação, com o objetivo de alcançar a estabilidade econômica e operacional dentro de três anos após o início. O sistema pretende estar totalmente operacional dentro de cinco anos – após esse período, será entregue às cooperativas para sua administração. As cidades participantes dessa primeira etapa foram identificadas após um processo de inscrição e compromisso com o programa.
O programa se baseia em um piloto bem-sucedido que começou no Ceará, Brasil, e foi implementado em outras nove cidades. O modelo se baseia no desenvolvimento de políticas públicas em parceria com os municípios, engajando as populações locais por meio de programas personalizados de mudança de comportamento e desenvolvendo conexões diretas com os proprietários das marcas. A Recicleiros visa implementar unidades de triagem altamente eficientes em todos os estados brasileiros, em linha com a abordagem da Aliança para encontrar soluções localizadas de resíduos plásticos que possam ser replicadas e dimensionadas.
Um só Planeta – Projeto de reciclagem forma parceria para expandir gestão de resíduos plásticos no Brasil – Veja a notícia aqui