O prazo de envio das informações sobre Saúde e Segurança do Trabalho (SST) ao eSocial termina em três meses. Esta é a quarta fase de implementação do sistema, que entrou em vigor em janeiro de 2022. Neste evento, devem ser declarados: Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), Monitoramento da Saúde do Trabalhador e Condições Ambientais do Trabalho.

Com a proximidade do fim do prazo, algumas empresas tendem a procurar serviços terceirizados para auxiliar no envio. A alta na procura nessa época do ano pode gerar imprevistos, bem como erros e falta de informações. É o que alerta a Trabt – Medicina e Segurança no Trabalho, habilitada para a execução do serviço. “Os principais erros nos envios dos eventos ao eSocial estão relacionados com os dados administrativos do funcionário, como: matrícula e data de admissão incorretas”, ressalta o engenheiro de Segurança do Trabalho, Rodrigo Soravassi.

O evento de SST do eSocial não é novo. Ele substitui os formulários utilizados para envio do CAT (Certificado de Acidente de Trabalho) e do Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP), passando a ser feito por meio eletrônico. O cruzamento de dados no eSocial, por exemplo, começou em 2016, com o Imposto de Renda. “Antigamente, havia um sistema para cada evento. Hoje, todos os sistemas foram unificados e os órgãos possuem as mesmas informações”, destaca Rodrigo.

Importância de enviar os dados com antecedência

O envio das informações é de extrema importância para as empresas, funcionários e para o Governo Federal. A ausência delas pode ocasionar prejuízos a todos os envolvidos, bem como multas altíssimas.

“Notamos que as empresas estão com dificuldades em se adaptar a essa nova forma de apresentar as informações dos funcionários. Mas ultrapassar o prazo poderá acarretar em multa para o empregador. Recomendamos que as empresas se antecipem, para que esse processo se torne um hábito, uma vez que o envio é regular, e o empregador não comece o ano com nenhuma surpresa desagradável com relação ao eSocial”, alerta Rodrigo.

 

Proteção + . A importância de enviar as informações de Saúde e Segurança do Trabalho ao eSocial antecipadamente.

Disponível em : https://protecao.com.br/geral/a-importancia-de-enviar-as-informacoes-de-saude-e-seguranca-do-trabalho-ao-esocial-antecipadamente/

Acesso em: 08 setembro 2022