A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) lançará uma plataforma tecnológica voltada aos municípios para a elaboração de um inventário sobre os gases de efeito estufa. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (2 de outubro) pelo presidente da entidade, Mario William Esper, durante Mentoria em Grupo do Programa Nacional de Governança Pública (PRONAGOV). Evento, on-line, teve a participação do ministro Augusto Nardes, do Tribunal de Contas da União (TCU), e representantes de prefeituras de todo o País.
“As cidades terão condições de identificar e focar nos principais problemas e transições da economia de baixo carbono, visando ao planejamento e redução de riscos”, ressaltou Esper, acrescentando: “Todos os municípios brasileiros têm a tarefa de estar na linha de frente no combate às mudanças climáticas. Cada um deve elaborar seu próprio inventário para ter controle sobre as ações”.
“A ABNT acredita estar cumprindo seu papel institucional ao desenvolver práticas que ajudem no combate às mudanças climáticas”, frisou Esper, revelando que, em breve, serão disponibilizadas mais informações sobre a nova plataforma. O presidente da ABNT foi o primeiro convidado dos Encontros da Mentoria do PRONAGOV, que acontecerão, no total de sete sessões, até o dia 20 de novembro.
De acordo com o ministro Augusto Nardes, as mudanças climáticas serão um dos itens abordados no 7 º Fórum Nacional de Controle, que será realizado nos próximos dias 5 e 6 de outubro. O tema geral do evento será “Desenvolvimento Sustentável e o Controle – Conectando Fiscalizações, Governança e Sustentabilidade”.
Nardes adiantou que o evento promoverá o debate de uma série de assuntos de interesse global. Dividida em cinco painéis, a programação contempla assuntos, além das mudanças climáticas, sobre transição energética, implementação da Agenda 2030 e dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Brasil, além de inteligência artificial e sustentabilidade. “O encontro é uma oportunidade de aproximar esferas de governo e direcionar forças para aperfeiçoar a atuação do Estado”, disse o ministro, coordenador do Fórum Nacional de Controle.
O fórum deverá contar com integrantes do Governo Federal, como Marina Silva, ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Vinícius Marques de Carvalho, ministro da Controladoria Geral da União (CGU), Jorge Messias, ministro-chefe da Advocacia Geral da União (AGU), e Esther Dweck, ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.
O PRONAGOV é uma iniciativa do Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público (IGCP), entidade mantenedora da Rede Governança Brasil (RGB). O programa tem como finalidade a capacitação de servidores e de gestores públicos dos municípios brasileiros.
ABNT – ABNT anuncia plataforma voltada aos municípios para elaboração de inventário sobre gases de efeito estufa
Acesso em: 06/10/2023