A norma ABNT NBR ISO 37000:2022 – Governança de organizações – Orientações foi lançada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) em evento online realizado dia 28 de setembro. Na abertura, o presidente da ABNT, Mario William Esper, destacou que hoje, a adoção de boas práticas ambientais, sociais e de governança, contidas no conceito de ESG (ambiental, social e governança do inglês environmental, social and governance), é estratégica para conquistar mercados.

“A governança altamente eficaz, que impulsione e garanta um valor sustentável de longo prazo para as organizações, tornou-se uma necessidade no mundo dos negócios, cada vez mais competitivo”, afirmou Esper, pontuando que o Brasil, que tem passado por transformações, precisa de boa governança, e a nova norma contribuirá para minimizar o descompasso entre gestão privada e gestão pública.

O presidente da ABNT também ressaltou o protagonismo do Brasil no cenário internacional da normalização, elaborando normas de temas complexos como a de tratamento de residuos e a de Sistemabde Gestão da Qualidade em ESG, com lançamento previsto para até o final de novembro.

O coordenador da Comissão de Estudo Especial de Governança de Organizações (ABNT/CEE-309), Ariosto Farias Junior, fez uma apresentação do trabalho que vem sendo desenvolvido junto ao  comitê técnico ISO/TC-309, com documentos que contribuem para as metas do desenvolvimento sustentável estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Farias reiterou a forte participação do Brasil na International Organization for Standardization (ISO), tanto que está atuando na revisão da norma antissuborno (ISO 37001) e no estudo da futura ISO 37005, que orientará como um órgão regulador deve abordar o uso de indicadores em suas atividades de governo.

A ABNT NBR ISO 37000:2022 é destinada a todas as organizações, independentemente do porte e área de atuação. Aborda princípios da boa governança, além de criar e disseminar uma base comum sobre o assunto, para que órgãos de governança possam cumprir suas responsabilidades, conforme detalhamento apresentado por José Augusto Pinto de Abreu, relator do Grupo de Trabalho da ABNT/CEE-309, responsável pela adoção do  documento internacional.

O relator informou que as primeiras normas sobre governança faziam referência à ISO 26000, de responsabilidade social, até a criação do ISO TC 309 e a decisão, em 2017, de elaborar uma norma “guarda-chuva”, a ISO 37000. O comitê internacional já publicou quatro normas e tem outras quatro em desenvolvimento, sempre com a participação brasileira.

A nova norma, como explicou Abreu, define a governança como um sistema de caracteristicas humanas pelo qual uma organização é dirigida. Apresenta 11 princípios e orienta que um órgão de governança deve ser diverso, inclusivo e competitivo.

ABNT – ABNT lança norma que estimula a boa governança

Disponível em: https://www.abnt.org.br/noticia/1946/ABNT-lanca-norma-que-estimula-a-boa-governanca

Acesso em 05/10/2022.