Atualmente existem diversas normas internacionais que definem padrões que podem ser adotados por empresas para a implantação dos mais diversos sistemas de gestão, como meio ambiente, saúde e segurança ocupacional, responsabilidade social, gestão de energia, dentre outras. Essas Normas quando auditadas e comprovadas podem gerar uma certificação, que tem uma validade internacional, possibilitando o acesso a novos mercados, inclusive no exterior.

Segundo uma pesquisa realizada pelo EPE (Empresa de Pesquisa Energética), a demanda de consumo de energia no Brasil tende a quase dobrar até 2050, porém, se o consumo de energia proveniente de fontes não renováveis continuar sendo utilizado de forma exagerada e desnecessária, somente para atender uma demanda político-econômica, teremos uma quantidade maior de gases de efeito estufa sendo lançadas na atmosfera. Uma das soluções possíveis para evitar esse aumento desenfreado das emissões atmosféricas seria a implantação de um sistema de gestão energética.

A ISO (International Organization for Standardization) elaborou a Norma 50001 especificamente para um sistema de gestão de energia (SGE), tendo sua versão brasileira aprovada pela ABNT através da NBR ISO 50001. O resultado pretendido é permitir que uma organização siga uma abordagem sistemática para alcançar a melhoria contínua do desempenho energético e do SGE, com a intenção de aumentar sua competitividade.

Essa Norma traz diversas obrigações que devem ser seguidas à risca para que a empresa possa adquirir sua certificação.

A Omnia a seu lado pode te ajudar na implantação de seu sistema de gestão, na hora de auditar sua empresa, na identificação dos requisitos legais que se aplicam à sua atividade, tudo isso através da plataforma Gestão Legal.

O Gestão Legal é um banco de dados de legislações que permite a gestão dos requisitos legais aplicáveis as atividades de sua empresa, assim como sua atualização diária em relação às novas publicações realizadas.

Entre em contato conosco!