No mês em que se chama a atenção da sociedade para a saúde no ambiente profissional, práticas focadas na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais ganham força. As mais comuns são campanhas internas e palestras que tratam de questões como: o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs); alimentação balanceada; consumo de álcool, cigarro e outras drogas; atividade física; assédio sexual e moral, depressão e outros. Além disso, durante o Abril Verde, aparelhos como drogômetros e bafômetros podem ser utilizados, de forma educativa, para conscientizar sobre os impactos do uso das drogas ilícitas e do álcool no trabalho.

Dados de um relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) revelam que 20% a 25% dos acidentes do trabalho no mundo em 2009 envolveram pessoas que estavam sob o efeito de álcool ou outras drogas. Além disso, um Levantamento Nacional de Álcool e Drogas, produzido pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em 2012, mostrou que 7,4 milhões de pessoas sinalizaram que o uso do álcool gerou efeito prejudicial no seu trabalho e 4,6 milhões confirmaram já terem perdido o emprego por consumir bebida alcóolica.

“A prevenção de doenças e acidentes deve fazer parte do dia a dia das empresas, ela contribui para o bem-estar de todos e ainda evita problemas para os profissionais e empresas. Questões como o consumo de álcool e drogas, por exemplo, podem causar implicações sérias no ambiente de trabalho, inclusive acidentes, principalmente quando envolve máquinas pesadas e serviços manuais”, comenta Rodrigo Silveira, diretor da Orbitae, empresa de diagnósticos humanos e forenses.

Diante disso, segundo o executivo é essencial trabalhar a conscientização das pessoas dentro das empresas e, em conformidade com a legislação trabalhista. No caso do uso de drogômetros e/ou bafômetros, de maneira educativa, por exemplo, ele comenta, que a tecnologia disponível hoje permite a realização de testes de uso de álcool e substâncias ilícitas de forma rápida, discreta e menos invasiva, o que torna essa medida uma boa opção instrutiva.

 

Clique e saiba mais!