Canal de comunicação disponibiliza informações sobre a relação entre a gestão dos resíduos sólidos, especialmente os materiais recicláveis, e os riscos de contaminação pelo novo coronavírus.
A gestão de resíduos sólidos é considerada umas das atividades fundamentais na quarentena imposta pela Covid19. A execução dos serviços de limpeza urbana é de responsabilidade das prefeituras e uma parcela dos resíduos gerados, tais como papel, plástico, vidros e metais, passa pelas mãos dos catadores durante a coleta e triagem dos materiais recicláveis, fato que contribui para o aumento do risco de exposição ao novo coronavírus.
Pensando nisso, a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) por meio do portal SIGOR Reciclagem organizou e disponibilizou informações e estudos para orientar as entidades de catadores, além das prefeituras sobre a segurança dos trabalhadores, assim como os cuidados que devem ser tomados caso a execução destes serviços durante o período de pandemia seja mantido.
Acesse o portal do SIGOR Reciclagem e confira gratuitamente conteúdos como o “Guia de Prevenção Sobre o Coronavírus” ou “Recomendações Para a Gestão de Resíduos Durante a Pandemia”, entre outros. https://bit.ly/sigor-reciclagem
O que é SIGOR Reciclagem?
O SIGOR – Módulo Reciclagem é uma ferramenta da Política Estadual de Resíduos Sólidos para acompanhamento da gestão e dos fluxos dos resíduos sólidos urbanos recicláveis no Estado de São Paulo.
Lançado em 2018, o Sistema tem como objetivo de orientar o poder público e a iniciativa privada no planejamento das formas de apoio às entidades, bem como contribuir para a inclusão dos catadores na gestão integrada de resíduos sólidos e na melhoria dos serviços prestados às Prefeituras e sistemas de logística reversa.