Atualmente, para se destacar no mercado de trabalho, uma boa formação deve andar acompanhada de habilidades comportamentais como as softs skills e o também autocuidado que ajudam a garantir a saúde mental.

Definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um estado de bem estar que permite lidar com os estresses cotidianos e trabalhar produtivamente, a saúde mental é uma das áreas mais afetadas entre os indivíduos em todo mundo, principalmente no ambiente coorporativo.

Segundo dados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), as doenças mentais registram hoje a 3ª posição no número de afastamentos de trabalhadores no Brasil.

Entre os transtornos que mais acometem os brasileiros estão: Síndrome de Burnout, Depressão, Estresse Ocupacional, Ansiedade, além de Síndrome do Pânico.

Muitas dessas doenças são decorrentes de um clima organizacional pesado, longos períodos de afastamento, absenteísmo, além de outras situações que podem desencadear a queda da produtividade.

Além de participar de um ambiente de trabalho saudável, uma das maneiras de se afastar dessa estatística é desenvolvendo hábitos que contribuam para a saúde mental. Veja a seguir quais benefícios vivenciados na prática.

Saúde Mental no trabalho: conheça a seguir quais são os benefícios

  • 1 – Autoconhecimento e aumento do repertório

Uma premissa básica para trabalhar a saúde mental no dia a dia e principalmente no trabalho é através do autoconhecimento.

Ao conhecer nossas características e identificar nossos sentimentos, conseguimos trabalhar nossas habilidades comportamentais, além de direcionar para onde vai o foco da nossa atenção.

Quando o profissional consegue perceber suas emoções e mapear seus pensamentos, o medo de tentar algo novo diminui, abrindo espaço para novas experiências que se traduzem em aumento do repertório.

  • 2 – Geração da criatividade e da inovação

Trabalhadores que desenvolvem a saúde mental estão mais abertos a tentar coisas novas, sem ter medo de errar. Além de ampliar a bagagem, isso também favorece a criatividade e a inovação.

Essas são habilidades que demandam tempo e dedicação para serem desenvolvidas e costumam surgir a partir da avaliação das atividades propostas, surgimento de novas ideias e práticas de processos.

Além disso, a saúde mental também está presente na prática de atividades prazerosas, na prática da observação e análise de cenários e nos momentos de descanso, que muitas vezes acabam esquecidos no ambiente coorporativo.

  • 3 – Melhora da comunicação e das trocas entre a equipe

Outro benefício da saúde mental que também pode ser vivenciado nos escritórios e no home office está ligado a comunicação. Com os sentimentos e pensamentos em dia, os profissionais tendem a sentir mais seguros e confiantes para realizar trocas.

Além da conexão, a proximidade entre a equipe facilita a conversa, a dinâmica do dia a dia e ainda faz com que os profissionais estejam mais abertos para buscar apoio e ajuda.

São pequenas ações como conversas entre colegas, tempo para descanso e atividades prazerosas que tornam um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo.

 

Proteção + – Conheça os principais desafios da saúde mental no trabalho e como superá-los – Veja a notícia aqui