Hoje, 05 de dezembro, é comemorado o Dia Mundial do Solo com o intuito de conscientizar sobre a importância da preservação e o uso adequado dos solos para a manutenção da vida. Todos os anos, há campanhas por todo o mundo para destacar aspectos da importância do assunto e em 2022 o tema é “Solos: A origem dos alimentos”.

Os nutrientes dos alimentos são formados, armazenados, transformados e reciclados no solo. Assim, a fertilidade do solo é a capacidade de manter o crescimento das plantas que proporcionam nutrientes essenciais e características físicas, químicas e biológicas favoráveis.

Há 18 elementos químicos essenciais para as plantas e 15 deles são fornecidos pelo solo, como cálcio, potássio, fósforo, magnésio, nitrogênio e carbono.

A campanha “Solos: A origem dos alimentos” visa principalmente estudos e soluções para o manejo adequado do meio e da irrigação para evitar a salinização e sodificação que podem causar o empobrecimento e até mesmo a desertificação da área. O tema também abre uma ampla discussão sobre o uso apropriado de fertilizantes nas plantações.

O Dia Mundial do Solo foi estabelecido em 2013 pela FAO (agência da ONU para Alimentação e Agricultura). A data foi escolhida em homenagem ao aniversário do rei da Tailândia Bhumibol Adulyadej por promover a ciência do solo, enfatizando a conservação do solo como uma questão ambiental.

ÁREAS VERDES DAS CIDADES – 5 de dezembro – “Solos: A origem dos Alimentos ” é o tema do Dia Mundial do Solo

Disponível em: https://www.areasverdesdascidades.com.br/2022/11/5-dezembro-2022-dia-mundial-solo-tema-solos-origem-alimentos.html

Acesso em 05/12/2022.