O Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas, instituído pela lei nº 12.533/2011, é comemorado em 16 de março e tem dentre seus principais objetivos a promoção de práticas sustentáveis capazes de reduzir o impacto dessas mudanças sobre a Terra.

Essas alterações que ocorrem no clima geral do planeta são provenientes de causas naturais ou de atividades humanas, tais como o desmatamento e as queimadas, sendo a emissão de gases, a principal causadora do aquecimento global. Ações simples como evitar desperdício de papel, de água e energia podem contribuir para poupar os recursos disponíveis na natureza, preservando a vida das futuras gerações.

Temperaturas extremas como frio rigoroso e calor excessivo, derretimento de geleiras, grandes quantidades de chuva, elevação do nível do mar, secas intensas, desgaste e empobrecimento do solo afetam toda a humanidade. Esses fatores são preocupantes, pois além de prejudicarem a saúde da população também atingem os animais podendo causar o aumento de doenças infecciosas.

Nesse contexto, cabe salientar que o estado de emergência climática do mundo foi o destaque entre os assuntos pautados na Conferência do Clima realizada pela ONU – COP26, em 2021. No último ano, o novo relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas – IPCC, apresentou um cenário alarmante com conclusões de impactos ainda mais severos.

 

TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 15º REGIÃO – Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas

Disponível em: https://trt15.jus.br/noticia/2023/dia-nacional-da-conscientizacao-sobre-mudancas-climaticas
Acesso em: 16/03/2023