O programa Sirenes Organizacionais, criado pelo governo para receber os inventários de gases de efeito estufa (GEE), foi apresentado em evento na Fiesp, em encontro promovido com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI). A ferramenta, pública e gratuita, abrigará os relatos voluntários de inventários de emissões de GEE de entes públicos, privados ou do terceiro setor de todos os segmentos econômicos, em âmbito nacional, a fim de considerar o esforço e a experiência das organizações em relação à sua contabilização.

A transparência, a melhoria da qualidade das informações e dos dados relatados nos inventários auxiliarão na orientação de processos, padronização de procedimentos, fortalecimento e ampliação do sistema de Mensuração, Relato e Verificação (MRV) nacional e estímulo a melhorias contínuas. No evento, foi destacado que a mudança climática afeta todos os países e é atualmente uma das principais preocupações para governos, empresas, investidores e sociedade em geral pelos impactos que causa e pelos efeitos dos eventos climáticos extremos que geram perdas humanas, sociais e financeiras, além de barreiras comerciais.

As empresas, destacou Mario Hirose, diretor titular adjunto do Departamento de Desenvolvimento Sustentável da Fiesp, precisam desenvolver estratégias para reduzir suas emissões, sendo fundamental a elaboração do inventário para a identificação do perfil delas e avaliação da necessidade de implantação de ações de redução. As emissões da indústria no total nacional estão em torno de 7%.

As atividades de capacitação para uso da plataforma fazem parte de um Acordo de Cooperação Técnica da CNI e do MCTI. As duas instituições também são responsáveis pela coordenação do grupo de trabalho sobre inventários de emissões no âmbito do Comitê Técnico da Indústria de Baixo Carbono (CTIBC).

 

Sinproquim. Empresas podem lançar em plataforma criada pelo governo inventários de gases de efeito estufa.

Disponível em:

https://sinproquim.org.br/empresas-podem-lancar-em-plataforma-criada-pelo-governo-inventarios-de-gases-de-efeito-estufa/

Acesso em: 07 de Maio de 2024.