Já parou para pensar quantos setores foram impactados pela pandemia do novo Coronavírus? De imediato, podemos citar a forma de trabalhar, de consumir serviços e de aprender. No entanto, essa lista vai muito além, incluindo controle de produtividade, segurança de dados ou até mesmo saúde dos funcionários de uma empresa.
Segundo a pesquisa Transformação Acelerada, realizada pela plataforma IT Trends, a pandemia acelerou ou antecipou o processo de transformação digital para 90% dos respondentes. E, em todas essas mudanças, a tecnologia teve um papel fundamental.
Telessaúde, automação robótica, uso massivo da inteligência artificial deixaram de ser tendências e passaram a ser uma realidade muito próxima. Confira 7 iniciativas de empresas que estão mudando o mercado em que atuam e que vão impactar de forma positiva o nosso futuro!
1. Automação robótica
O uso da automação robótica vem ganhando espaço nas indústrias. Os benefícios desta tecnologia estão em diversos ramos da indústria: na produção, geração e distribuição de energia, redução de custos e deslocamento de produtos.
A Universal Robots, empresa dinamarquesa líder na produção de braços robóticos industriais colaborativos, é pioneira neste segmento. A companhia tem em seu portfólio, os cobots, que são braços robóticos colaborativos com sistemas altamente personalizáveis, fáceis de implantar, com menor custo e ideais para serem instalados lado a lado com os colaboradores, além de serem muito seguros.
Dessa forma, é possível dividir os funcionários em turnos, intercalando-os com a mão de obra robótica, sem que a produtividade da atividade da empresa seja interrompida.
2. Telessaúde
A W3.Care, empresa pioneira e referência no desenvolvimento de tecnologias para atendimento de urgência e emergência, lançou no início de outubro deste ano o TeleCare®, plataforma de teleatendimento que utiliza inteligência artificial para otimizar e facilitar a rotina dos profissionais da saúde.
Desenvolvida pelos empreendedores Jamil Cade, João Pandolfi e Douglas Pimenta, a solução opera em um modelo all inclusive com funcionalidades integradas que ajudam a ter mais autonomia no dia a dia, reduzir algumas burocracias e proporcionar mais segurança aos pacientes durante as consultas.
Além disso, disponibiliza como opção o e-CPF para aqueles que fecharem um plano anual, que permite uma assinatura digital na nuvem de prescrições, solicitações, atestados e exames. Ou seja, não depende de plataforma externa e evita que dados sensíveis sejam integrados com terceiros.
O projeto foi criado de médicos para médicos com objetivo de facilitar o dia a dia dos profissionais e oferecer um atendimento virtual com a mesma qualidade aos pacientes. Foi observando o sucesso do produto anterior – o TeleCOVID – e a demanda dos pacientes por um teleatendimento de longo prazo, que a W3.Care foi motivada a utilizar o mesmo conceito da tecnologia para o desenvolvimento do projeto piloto do TeleCare®.
Os médicos interessados em ter um consultório na nuvem para teleconsultas ilimitadas, poderão fazer o cadastro e pagarão a mensalidade da modalidade escolhida. Em seguida, eles decidem o valor das consultas, agenda disponível, período de atendimento, entre outros pontos.
De acordo com o Jamil, a plataforma chega para colaborar com a rotina do médico, considerando cada detalhe para a otimização do trabalho, inclusive o profissional receberá o valor integral pago pelo paciente na consulta, descontando apenas a taxa cobrada pelo meio de pagamento.
A saúde mental dos colaboradores também é um assunto que tem ganhado destaque no âmbito corporativo, e a tendência é que continue assim daqui para frente. Na clínica digital de psicoterapia Telavita, por exemplo, o número de empresas interessadas em promover o acesso à saúde mental para seus colaboradores cresceu mais de 500% desde o início da pandemia.
Além disso, a health tech também conta com profissionais especializados em psicologia trabalhista, focados em auxiliar os funcionários a lidar com dilemas como desempenho no trabalho e crises como estresse, burnout e ansiedade. Dessa forma, a organização estimula o bem-estar do time, além de reduzir índices de turnover e possíveis custos de saúde de uma forma rápida, simples e segura.
3. O marketing de incentivo de uma maneira mais hightech
A primeira Incentive tech da América Latina, a Incentivar.io tem como objetivo transformar o mercado de incentivo e experiência de marca. Para isso, a startup desenvolveu um algoritmo novo, que transformou todo seu know how de incentivo em produto tecnológico, no modelo SaaS, contando com 20 processadores automáticos.
Com isso, o software se tornou totalmente customizável, tendo como base as informações da campanha de incentivo e as metas a serem cumpridas. Uma vez que todas as configurações forem feitas, o algoritmo personaliza a plataforma e os participantes da campanha já podem visualizar suas metas, os resultados, os produtos ofertados (de acordo com o que foi permitido), além da gestão dos prêmios que já foram resgatados.
4. Gestão comportamental e recrutamento online
Saber se o colaborador que está trabalhando em home office ou presencialmente está desempenhando bem seu papel, além de recrutar novos talentos para fazer parte de um time, são práticas corriqueiras dentro de uma corporação. Afinal, lidar com as pessoas que compõem uma equipe é de extrema importância para a saúde empresarial.
Contudo, com o novo cenário causado pela pandemia, ficou mais difícil de se ter essa interação, mas para facilitar o dia a dia de gestores e especialistas da área de RH, hoje, existem ferramentas online que auxiliam esses profissionais.
Um exemplo disso é a Sólides, plataforma completa de RH com People Analytics e gestão comportamental, que automatiza a atração, o desenvolvimento e a retenção de talentos na sua empresa por meio de inteligência de dados. Os resultados disso tudo são funcionários muito mais engajados e setores de alta performance, mesmo que à distância.
5. Controle de acesso por meio de biometria facial
Uma das principais formas de contrair a Covid-19 é o contato com objetos e superfícies como, cartões, chaves, dispositivos que utilizam biometrias digitais e catracas, por exemplo.
Uma vez que esses locais foram contaminados, o vírus pode sobreviver por horas e até dias, o que reforça a importância de soluções tecnológicas que corroboram com a diminuição do contato físico em espaços públicos e até privados.
O sistema de reconhecimento facial é um exemplo de método totalmente seguro, eficaz e higiênico que pode ser utilizado em condomínios empresariais. A FullFace, startup especializada em biometria facial, é um exemplo de empresa que oferece esse tipo de serviço e traz como solução a tecnologia proprietária de reconhecimento facial sem a necessidade de armazenar imagens de um indivíduo.
6. Entrevista de emprego sem o entrevistador
Otimizando as entrevistas de emprego, a Présumé , startup acelerada pelo programa InovAtiva Brasil, possibilita que todo o processo de seleção seja realizado de forma virtual.
Por meio da ferramenta, o gestor pode cadastrar perguntas que o candidato responde no local e momento que for melhor para ele, sem a necessidade de estar online ao mesmo tempo que o entrevistador.
Assim que a gravação for realizada, o recrutador recebe um aviso para avaliar o vídeo e encaminhá-lo para os demais envolvidos no processo. Assim, apenas os candidatos mais aderentes à vaga são convocados para as entrevistas presenciais, gerando economia de tempo e recursos financeiros tanto para o entrevistado quanto para a empresa.
7. Uso de tecnologia para simplificar a busca, pré-análise e gestão de documentos
Um dos principais problemas enfrentados pelas empresas, hoje, é a questão da burocracia, que atrasa processos e demanda um tempo maior na tomada de decisão. De acordo com um estudo feito pela FIESP, 90% das empresas entrevistadas apontaram a burocracia interna como um dificultador no desenvolvimento econômico e da competitividade do negócio.
Por isso, o investimento em soluções que dão mais visibilidade nos processos internos, que reduzem os custos e proporcionam maior controle sobre todas as demandas, têm sido uma alternativa para diminuir os erros, a duplicidade de informações e melhorar a eficiência nas operações das empresas.
Uma startup que tem se destacado nesse segmento é a Docket. Por meio dela, é possível realizar a busca, pré-análise, fazer a gestão de documentos e ter visibilidade de cada etapa dessas operações, proporcionando às empresas mais agilidade nas tomadas de decisões e uma redução de até 80% no tempo da obtenção dos documentos.