A nova ferramenta disponibiliza dados da cobertura, incremento e supressão de vegetação nativa
O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, lançou no dia 21/12 durante plenária do Consema, o “Painel Verde”. A nova plataforma visa dar transparência no compartilhamento de informações que possibilitem o acesso público e o monitoramento, no território paulista, de áreas protegidas, da cobertura vegetal nativa, de áreas em restauração, recomposição ou recuperação ambiental, de áreas com supressões autorizadas e de áreas com intervenções irregulares autuadas.
“A SIMA têm trabalhado historicamente no desenvolvimento de plataformas de disponibilização de dados do sistema ambiental paulista, e o Painel Verde se apresenta como mais um instrumento de compartilhamento de dados e informações com o público. Ele permite aos usuários o monitoramento no território paulista do contexto atual das áreas protegidas, da cobertura, incremento e supressão de vegetação nativa”, afirmou o Coordenador de Fiscalização e Biodiversidade, Rafael Frigerio.
As informações disponibilizadas contribuem para a avaliação da proteção e conservação da vegetação nativa no estado, além de permitirem a identificação de cenários e situações nas distintas regiões, tornando possível subsidiar a tomada de decisões e a elaboração de políticas públicas ambientais.
Os conceitos, limitações e observações sobre cada um dos dados publicados estão detalhados no Painel Verde do Estado de São Paulo, que está organizado principalmente a partir da importação de informações do Sistema Integrado de Gestão Ambiental – SIGAM, que engloba o principal banco de dados e diversos sistemas relacionados às atividades e processos da SIMA e de seus órgãos vinculados. As informações do Painel são atualizadas com periodicidade diária, em horários programados de acordo com cada um dos serviços que integram a estrutura.
“A plataforma permitirá que a sociedade acompanhe de perto quais são os resultados das políticas públicas adotadas na conservação do nosso meio ambiente”, concluiu Frigerio.
A elaboração do instrumento contou a participação das Coordenadorias de Fiscalização e Biodiversidade (CFB) e Planejamento Ambiental (CPLA), do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), da Fundação para a Conservação e a Produção Florestal (FF) e da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) e com apoio e participação da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), que deverá reportar dados referentes à recomposição de vegetação associada ao Programa de Regularização dos imóveis rurais no Estado de São Paulo (PRA).
Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística – Governo de SP lança painel para o acompanhamento das Áreas Verdes no Estado
Disponível em: https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/2022/12/governo-de-sp-lanca-painel-para-o-acompanhamento-das-areas-verdes-no-estado/
Acesso em 05/01/2023.