O Governo do Pará lançará a plataforma SeloVerde, tornando-se o primeiro estado a disponibilizar de modo transparente os principais critérios socioambientais da produção agropecuária em seu território.
Fruto da cooperação entre o Governo do Pará e o Centro de Inteligência Territorial (CIT), a plataforma online foi desenvolvida em parceria com o Centro de Sensoriamento Remoto (CSR) e o Laboratório de Gestão de Serviços Ambientais (LAGESA), ambos da Universidade Federal de Minas Gerais.
Para identificar a situação ambiental das propriedades e sua produção, a ferramenta integra dados de instituições federais e estaduais (INPE, IBAMA, SEMAS, ITERPA, ADEPARÁ e outras), mapas de imagens de satélites e análises geoespaciais. A informação dos mais de 230 mil imóveis inscritos no Cadastro Ambiental Rural (CAR) do estado é disponibilizada de forma ampla e gratuita em relatórios detalhados. Além de fornecer dados sobre ativos e passivos ambientais de cada propriedade, a plataforma rastreia os fornecedores diretos e indiretos de bovinos e a ocorrência de desmatamento, quer seja nas fases de cria, recria, engorda e abate.