No dia 02/08, 0 Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), assinou acordo de coop/eração técnica junto ao Laboratório do Observatório do Clima (LabOc) para a elaboração de inventários de Gases de Efeito Estufa (GEE).

A soma de esforços contempla a utilização, produção e disponibilização de informações padronizadas em dados de atividades, para o cálculo das emissões e remoções de GEE para o Estado e seus municípios.

“O cuidado com o meio ambiente é uma bandeira do Governo Paulista. O combate às mudanças climáticas é um conjunto de diversas ações as quais temos implementado. Como entidade subnacional o Estado quer ser o exemplo para que todas estas ações possam ser disseminadas”, destacou o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido.

Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa (SEEG)
A plataforma “Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa (SEEG)” é reconhecida pela capacidade técnica e observância criteriosa das diretrizes do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC).

Com base na metodologia dos Inventários Brasileiros de Emissões e Remoções Antrópicas de Gases do Efeito Estufa, elaborado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), fornecerá dados, análises, estatísticas, infográficos e mapas publicados anualmente, integrando-se a uma base de alcance nacional.

Contribuirá para o refinamento e qualidade das informações dos cinco setores que são fontes de emissões: Agropecuária, Energia, Mudanças de Uso da Terra, Processos Industriais e Resíduos – com detalhamento do perfil em camada municipal.

Segundo o Coordenador Geral do SEEG, Tasso Azevedo, a plataforma começou a operar em 2013. “Nós utilizamos a metodologia do Inventário Nacional de Emissão de Gases de Efeito Estufa e reproduzimos para o Brasil e estados, com dados desde 1990 até 2020 – que está em finalização”, explicou.

Inventários
Inventários são ferramentas imprescindíveis para o planejamento, execução e monitoramento de resultados das políticas aplicadas no enfrentamento às mudanças climáticas e seus efeitos. Também representa uma economia de recursos, além de integrar uma base de alcance nacional que abrange todos os setores.

São Paulo, ao aderir às campanhas da ONU “Race to Zero” e “Race to Resilience”, está comprometido com a comunidade global e local para a neutralização de carbono, aceleração da resiliência climática e em demonstrar transparência em suas ações.

Participantes
Também estiveram presentes no evento, o assessor de Mudanças Climáticas, Oswaldo Lucon e equipe, representantes do Imaflora, Instituto de Energia e Meio Ambiente Transição (IEMA), Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), ICLEI, entre outros.

Gov-SP – “Governo paulista faz acordo para elaboração de inventários de gases de efeito estufa” – Veja a notícia na íntegra aqui.