O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) disponibilizou na última quinta-feira (16/12/2021), o Boletim anual de produção, importação, exportação e vendas de agrotóxicos no Brasil – 2020, seguido da atualização da série histórica 2009-2020. A nova edição do boletim e a atualização da série histórica inovam por informar as quantidades produzidas e comercializadas dos ingredientes ativos de agrotóxicos (IAs), ou seja, são divulgadas as quantidades discriminadas por todos ingredientes ativos dos produtos formulados que o Ibama dispõe em sua base de dados.

Os dados são extraídos das declarações contidas nos relatórios enviados pelas empresas titulares de produtos agrotóxicos registrados no país e expressos em toneladas de ingredientes ativos com base nas concentrações contidas nas formulações dos produtos.

A inovação está em consonância ao Art. 94, inciso V, do Decreto nº 4.074/2002. A Nota Informativa nº 11514712/2021-CCONP/CGASQ/Diqua traz o referencial do histórico deste processo, com os documentos que embasaram a análise técnica e a análise junto à Procuradoria Federal Especializada (PFE-Ibama-Sede/PGF/AGU), que apurou sobre as disposições legais para o Ibama realizar esta inovação.

Em 1º de dezembro de 2020, o Ibama comunicou a referida alteração da forma de divulgação desses dados na nota: Modificação na forma de divulgação de dados do relatório de comercialização de agrotóxicos. Durante o ano de 2021, o Instituto buscou responder os questionamentos trazidos pelas empresas e trabalhou no cumprimento da meta de divulgação e ampliação da transparência nos dados e nas informações sobre a comercialização de agrotóxicos no país, incluindo a atualização da série 2009-2020.

Houve também o empenho em modernizar a forma de apresentação dos dados e informações por meio da disponibilização do Painel de Informações sobre a Comercialização de Agrotóxicos e Afins no Brasil – série histórica 2009-2020, com o uso de ferramentas de Business Intelligence (BI), ferramenta esta que facilita as consultas realizadas pelos diferentes interessados, possibilitando consultas de forma mais dinâmica e interativa.

O painel de comercialização apresenta o detalhamento da distribuição das vendas de agrotóxicos no país, por ano ou o total da série histórica, com as quantidades de ingredientes ativos, ou pela classe de uso dos agrotóxicos.

Um segundo painel de informações de agrotóxicos que apresenta os dados dos perfis ambientais já publicados pelo Ibama, também é objeto de divulgação na mesma linha da modernização, possibilitando a consulta pelo cidadão conforme seu interesse.

IBAMA – Ibama amplia a divulgação de dados e informações de produção e comercialização de agrotóxicos no Brasil – Veja a notícia completa aqui