Material desenvolvido para apoiar discussões de grupo de trabalho no âmbito do CIM está disponível no Sistema de Registro Nacional de Emissões
Os aspectos mais relevantes considerados no processo de elaboração do Inventário Nacional de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa (GEE) estão explicados em uma cartilha. O material é utilizado em apoio às discussões do Grupo de Trabalho sobre o Inventário Nacional no âmbito do Comitê Interministerial sobre Mudança do Clima (CIM) e está disponível no Sistema de Registro Nacional de Emissões (SIRENE).
O material foi desenvolvido pela equipe técnica do projeto de cooperação técnica internacional Ciência&Clima, executado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e recursos do Fundo Global do Meio Ambiente (GEF). Os dados são baseados no Relatório de Inventário Nacional, que acompanha o Primeiro Relatório Bienal do Brasil à Convenção do Clima, e nas diretrizes do Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC) para Inventários Nacionais.
Objetivos e Metodologia da Cartilha
A coordenadora técnica do projeto, Renata Grisoli, explica que a elaboração de um material direcionado promove alinhamento entre os membros dos grupos técnicos, subsidiando a tomada de decisões com informações claras e estruturadas, principalmente considerando o cenário de elaboração do Plano Clima no governo federal.
O Inventário Nacional apresenta as estimativas de emissões de GEE organizadas em cinco setores:
-
Uso da Terra, Mudança do Uso da Terra e Florestas (LULUCF)
-
Agropecuária
-
Energia
-
Processos Industriais e Uso de Produtos (IPPU)
-
Resíduos
Esse inventário é um instrumento relevante na agenda climática, pois apresenta uma base de dados robusta utilizada para monitorar as metas da Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) e orientar os esforços das políticas públicas de mitigação de GEE e de adaptação à mudança do clima, entre outras contribuições.
Características do Inventário Nacional
O supervisor do Inventário, Régis Rathmann, destaca que o perfil nacional de emissões, subdividido em setores, categorias e gases de efeito estufa, gera conhecimento sobre os impactos das atividades antrópicas causadoras da mudança do clima. A cartilha apresenta, de forma acessível a diferentes atores, o conjunto amplo de métricas, metodologias e dados utilizados na elaboração do Inventário Nacional.
A cartilha de 36 páginas aborda os seguintes tópicos:
-
Metodologia utilizada.
-
Níveis metodológicos aplicados a cada setor (Tiers).
-
Processos de controle e garantia de qualidade.
-
Cálculos de resultados.
-
Ciclo completo de elaboração do Inventário.
A cartilha detalha também os principais gases de efeito estufa e suas respectivas capacidades potenciais de reter calor na atmosfera.
Avanços e Informações Contidas na Cartilha
A cartilha explica os progressos e avanços incorporados nos anos mais recentes para que o Inventário refletisse melhor a realidade nacional. Ela apresenta ainda:
-
Principais dados de atividade utilizados para cada setor.
-
Instituições provedoras dessas informações.
-
Fatores de emissão aplicados.
Além disso, esclarece sobre atividades que não são monitoradas ou mensuradas por meio do Inventário Nacional e faz breves análises sobre aspectos de setores e categorias consideradas chave para o país, como fermentação entérica e transporte rodoviário.
Impacto e Importância da Cartilha
De acordo com Régis Rathmann, o material permite que profissionais interessados no tema se familiarizem de forma mais rápida com os principais conceitos e informações relacionadas. Ele complementa que a apropriação das informações oriundas do Inventário gera um efeito multiplicador na identificação das categorias mais efetivas visando à redução das emissões, potencializando a transição de baixo carbono e o desenvolvimento sustentável.
Ciência&Clima
O projeto Ciência&Clima é executado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com apoio do PNUD e recursos do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF). O projeto é responsável pela elaboração das Comunicações Nacionais, Relatórios de Atualização Bienal e Relatórios Bienais de Transparência do Brasil à Convenção do Clima. Ele trabalha para fortalecer as capacidades nacionais na implementação da Convenção e promover a conscientização sobre os impactos da mudança do clima no Brasil.
Fonte: MCTI. Inventário Nacional: cartilha esclarece principais dúvidas a respeito de dados de atividade e métricas. Acesso em 09 de abril de 2025.