Bandeira da Suécia.

A capital da Suécia, Estocolmo, abrigará, a partir de 2027, um distrito com 250 mil metros quadrados de construções feitas somente de madeira, em um projeto anunciado como “a maior cidade de madeira do mundo”. De autoria da companhia de desenvolvimento urbano sueca Atrium Ljungberg e batizado de Stockholm Wood City, o projeto ficará no bairro de Sickla, e as construções terão início em 2025.

O plano foi apresentado como totalmente sustentável, uma vez que edifícios de madeira fornecem melhor qualidade do ar e têm a capacidade de armazenar dióxido de carbono ao longo do tempo, segundo a desenvolvedora.

Ao usar a madeira, a empresa espera reduzir a emissão de carbono do projeto em até 40%, em comparação com a construção em concreto e aço, diz Annica Anäs, CEO da empresa, citado em uma reportagem da revista inglesa The Economist.

A madeira é um material sustentável que pode ser produzido a partir de florestas renováveis, que a Suécia tem em abundância.

ESCRITÓRIOS

Serão construídos 7 mil escritórios e 2 mil residências na área de Sickla, que fica no sul de Estocolmo, além de lojas e restaurantes.

A construtora explicou que foi dada a ênfase a espaços de escritório com o objetivo de suprir o déficit de locais de trabalho fora do centro de Estocolmo, para encurtar os tempos de deslocamento para mais pessoas e, simultaneamente, diminuir as emissões de carbono.

Outro diferencial da “cidade de madeira” é que a energia será autogerada, armazenada e compartilhada, por meio de painéis solares no topo das construções.

Demanda Ênfase a espaços de escritório tem objetivo de suprir déficit de locais de trabalho fora do centro

INCÊNDIOS

Os primeiros edifícios devem ser concluídos em 2027. Ao defender seu projeto, o desenvolvedor argumentou que a construção moderna de madeira é um tema importante em todo o mundo, mas os projetos concluídos até agora são edifícios ou blocos individuais.

Com relação ao risco de incêndio, maior preocupação da maioria das pessoas com esse tipo de construções, Anäs explicou à Economist que os edifícios em Wood City serão equipados com vários sistemas de proteção contra incêndio, como sprinklers e camadas resistentes a chamas.

ESTADÃO – ‘Maior cidade de madeira’ do mundo será sueca

Disponível em: https://digital.estadao.com.br/article/281990381960835

Acesso em: 30/06/2023

Um comentário sobre “‘Maior cidade de madeira’ do mundo será sueca”

  • Seria interessante divulgarem mais detalhes sobre a composição da madeira, seus métodos de obtenção e incrementos capazes de retardar ou até impedir incêndios ou ataque de organismos devoradores desse material ( cupins )

Os comentários estão desativados.