Os parques eólicos offshore oferecem várias vantagens quando comparados aos seus equivalentes em solo sólido. Eles estão bem posicionados para pegar o vento e são menos pesados para os olhos e ouvidos. As desvantagens? A instalação e manutenção podem apresentar desafios técnicos significativos.
Agora, um novo padrão internacional, ISO 29400 , navios e tecnologia marítima – energia eólica offshore – operações portuárias e marítimas , fornece requisitos e orientações abrangentes para o planejamento e engenharia de operações portuárias e marítimas de parques eólicos offshore. Desenvolvido pelo comitê técnico da ISO sobre navios e tecnologia marítima , o padrão abrange todos os documentos e trabalhos relacionados a essas operações.
O presidente do comitê técnico, Yanqing Li, explica que “a nova norma é abrangente, cobrindo os sistemas, equipamentos e procedimentos necessários para realizar operações portuárias e marítimas, bem como os métodos ou procedimentos desenvolvidos para realizá-las com segurança. . ”
A ISO 29400 abrange tudo, desde o projeto e análise de componentes, até as operações que suportam atividades importantes, como transporte offshore e trabalhos de comissionamento, operações de reparo, incluindo troca de componentes e desativação ou reimplantação de parques eólicos offshore.
Inestimável para os parques eólicos offshore planejados e existentes, o novo padrão está disponível para compra no seu membro ISO e na loja ISO .