Está disponível desde ontem (16.02) o novo Sistema de Comercialização e Transporte de Produtos Florestais (Sisflora 2.0). Além de possibilitar o rastreamento da madeira, o sistema apresenta melhorias, com a navegação facilitada e intuitiva.
Para a implementação completa da plataforma, é necessário que todos que utilizavam a versão anterior, tanto empreendimentos, quanto pessoas físicas e jurídicas, acessem o novo Sisflora 2.0 e façam o recadastramento.
O link de acesso já está disponível no site da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) no menu “Sisflora 2.0”, na categoria “Serviços”. Quem não realizar o cadastro no novo Sisflora 2.0 até o dia 12 de março terá como penalidade a desativação das atividades de base florestal, por ausência de cadastro válido.
Todo o saldo de produtos florestais que estiver no Sisflora 1.0 será migrado para o Sisflora 2.0. O novo sistema será completamente integrado ao Sistema DOF+ Rastreabilidade, que é a ferramenta de emissão, gestão e monitoramento do Documento de Origem Florestal (DOF) do Governo Federal.
Novo Sisflora 2.0
O recadastramento é uma das etapas da implantação do novo Sisflora 2.0, sistema que tem como objetivo auxiliar no monitoramento e controlar a comercialização e o transporte de produtos florestais em Mato Grosso. O sistema possibilitará a implementação efetiva da cadeia de custódia em Mato Grosso, e rastreamento do produto florestal desde a extração da madeira, até a destinação final.
A madeira passa a ter rastreabilidade, e chega ao consumidor final com a garantia de que foi retirada de forma legal da natureza. Outra vantagem é a possibilidade de auditoria no próprio sistema, que melhora a disposição das informações e permite acesso aos órgãos de Controle.
O Sisflora é um sistema estadual que tem como objetivo o monitoramento e controle da comercialização e o transporte de produtos florestais em Mato Grosso.
O BOM DA NOTÍCIA – Novo sistema de controle de produtos florestais de MT começa a funcionar; cadastro deve ser feito até 12 de março
Disponível em: https://www.obomdanoticia.com.br/agro-economia/novo-sistema-de-controle-de-produtos-florestais-de-mt-comeca-a-funcionar-cadastro-deve-ser-feito-ate-12-de-marco/200506
Acesso em 17/02/2023.