Marketing verde, também conhecido como ecomarketing, marketing ambiental, marketing ecológico ou marketing sustentável, é um movimento das empresas para criarem e colocarem no mercado produtos ambientalmente responsáveis em relação ao meio ambiente. Ou seja, é uma estratégia que visa a venda de produtos e serviços que sejam ecologicamente sustentáveis e não agridam o meio ambiente.

Hoje em dia, a sustentabilidade tem sido um assunto cada vez mais debatido devido aos crescentes de problemas ambientais. Muito tem se discutido sobre a necessidade de práticas sustentáveis e a importância de respeitar e preservar o meio ambiente.

Com isso, as pessoas vêm se conscientizando sobre as questões ambientais e começaram a exigir que as empresas também se conscientizem a respeito e se responsabilizem pelos danos causados ao meio ambiente.

Sendo assim, o Marketing Verde é uma maneira de responder às expectativas sociais e posicionar a empresa como uma marca responsável ecologicamente pautada em atitudes sustentáveis e que realiza ações voltadas ao meio ambiente.

Quais as vantagens do Marketing Verde?

De forma geral, as principais vantagens do marketing verde para a empresa estão relacionadas com a ampliação do mercado consumidor e a consolidação da empresa no mercado. Aplicar estratégias do Marketing Verde é demonstrar preocupação com o meio ambiente e com a sociedade, o que é uma forma de se posicionar no mercado. Sua empresa, então, ganha credibilidade no mercado, agregando valor e consolidando sua marca. Lembrando que a consciência ecológica não é somente uma estratégia de marketing, é também uma forma de atender às demandas do mercado consumidor que está cada vez mais exigente a respeito desse assunto.

Dessa forma, em síntese, podemos citar alguns dos benefícios do Marketing Verde na sua empresa:

  • Ter um diferencial em relação aos concorrentes;
  • Ganhar credibilidade e agregar valor à marca;
  • Atender as exigências do mercado consumidor;
  • Conquistar a simpatia da população;
  • Atrair novos consumidores;
  • Gerar mais lucro uma vez que o número de clientes aumentou;
  • Chamar a atenção de acionistas conscientes;

As práticas sustentáveis adotadas pela empresa irão ajudar a reduzir gastos e economizar em alguns aspectos.

 

 

Não podemos deixar de falar também que, além de ter vantagens para a empresa, o marketing verde gera benefícios ao meio ambiente. Ao investir no marketing verde, e consequentemente em atitudes ecológicas, a empresa está contribuindo para minimizar o impacto negativo sobre a natureza.

Vantagem competitiva;

Empresas que não investem em sustentabilidade estão fadadas ao fracasso. As empresas atraem a preferência dos consumidores, passando a ter mais visibilidade e vantagem em relação à concorrência. A postura ecologicamente correta de uma empresa é um critério de desempate quando o consumidor tem que escolher entre um produto ou serviço de marcas concorrentes.

Redução de custos;

Um dos benefícios ao aplicar o marketing ambiental como postura institucional é a redução dos custos com produção a médio e longo prazo, visto que a poluição e o esgotamento de energia geram grandes despesas.

Otimização dos processos;

O marketing verde tem sua base na otimização das técnicas de marketing considerando as variáveis ambientais, prezando a importância do ecossistema para o conceito institucional das empresas, no momento que elas consideram de sua responsabilidade social e ambiental a fabricação de produtos ou prestação de serviços.

Engajamento dos consumidores;

A imagem institucional das empresas perante o consumidor final é um dos pontos assertivos para obter sucesso no marketing. Visto que hoje uma tendência muito forte é o cliente buscar por marcas que preocupam-se com o meio ambiente, o marketing ambiental é a melhor alternativa para atrair esse público consciente, criando valor para eles a longo prazo.

Educação ambiental;

Para a sua empresa adotar um posicionamento ecologicamente consciente e utilizar o marketing verde como estratégia, os gestores da marca devem implantar políticas de educação ambiental dentro da corporação.

Princípios do Marketing Verde:

Para estar de acordo com o marketing ambiental, a empresa deve se basear nos princípios da sustentabilidade, ou seja, ela deve ser:

 

1 – Ecologicamente correta: não agredir a natureza, respeitar o meio ambiente, evitar o consumo de substâncias prejudiciais, não esgotar os recursos naturais, ter um equilíbrio entre o que é retirado da natureza e o que oferecido em troca.

2 – Economicamente viável: buscar meios que propiciem o crescimento econômico sem agredir o meio ambiente.

3 – Socialmente justa: isso está relacionado com a ética, com o respeito ao próximo, com compreensão e solidariedade. É preciso considerar que nossas ações também geram impactos na vida do outro.

4 – Culturalmente diversa: valorizar a diversidade e promover a igualdade, de forma a criar relações de respeito com todos, sem discriminação.

Outro aspecto importante que a empresa deve colocar em prática são os chamados 3 Rs da sustentabilidade:

Reduzir: Diminuir a quantidade de lixo produzido.

Reutilizar: Utilizar várias vezes a mesma embalagem. É importante que a empresa desenvolva produtos que possam ser reutilizados.

Reciclar: Transformar o lixo residual em materiais novos.

Como podemos ver, é fundamental que a empresa tenha responsabilidade não somente ambiental, mas econômica, social e cultural.

Cuidado com o greenwashing:

Pode acontecer de empresas venderem uma imagem sustentável mas na realidade não praticarem nenhuma ação que de fato diminui os impactos ambientais. Isso se trata de um caso de Greenwashing.
Literalmente uma propaganda enganosa e pode manchar a imagem da sua empresa.
Logo, é fundamental que o marketing verde de uma empresa seja pautado em atitudes reais, e não somente em um discurso vazio sobre sustentabilidade. Enganar o consumidor através de uma mensagem que não é colocada em prática, vender uma imagem que não condiz com as atitudes das empresa, manipular dados, ocultar as características nocivas dos produtos, tudo isso é considerado Greenwashing e são atitudes totalmente deploráveis, além de serem extremamente prejudiciais à empresa.

 

Meio Sustentável – Entenda o que é Marketing Verde e como usá-lo na sua empresa – Veja a notícia completa aqui.