Em levantamento divulgado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) na última terça-feira (13), o Paraná manteve a liderança no ranking de sustentabilidade ambiental. O Estado é líder nacional nesse quesito desde o ano passado.

O objetivo da pesquisa realizada pelo CLP é basear a atuação dos líderes políticos e, ainda, estimular a ‘concorrência’ entre os Estados com o objetivo de subirem no ranking. O levantamento também busca apresentar quais devem ser as prioridades dos gestores públicos.

O pilar ‘sustentabilidade ambiental’, um dos quesitos apurados no Ranking de Competitividade, considera questões como emissão de carbono, destinação e tratamento de resíduos sólidos, reciclagem e saneamento básico, por exemplo.

Desde 2021, o desenvolvimento dos Estados em sustentabilidade ambiental tem uma análise com base em protocolos nacionais e internacionais, resultando no Ranking ESG e no Ranking ODS.

O primeiro se baseia nas três dimensões essenciais à sustentabilidade: Ambiental (environmental), Social (social) e Governança (governance). Já o Ranking ODS é uma análise desses parâmetros de competitividade frente aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas.

Ambos os rankings são frutos da média simples entre os resultados alcançados em cada parâmetro avaliado, seja entre os três eixos ESG ou entre os 17 objetivos da Agenda 2030.

massanews – Paraná mantém o topo em ranking de sustentabilidade ambiental

Disponível em: https://massanews.com/noticia/parana/parana-mantem-o-topo-em-ranking-de-sustentabilidade-ambiental/

Acesso em 16/09/2022.