A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) publicou comunicado técnico que ensina a forma correta de descartar resíduos provenientes de laboratórios ou instituições que lidem com a saúde humana ou animal. O material foi redigido por pesquisadores do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária ligados às áreas de produção e sanidade animal.
Baseado na legislação federal sobre o tema, o comunicado aborda a forma correta de acondicionamento e descarte dos resíduos, caracteriza o que são resíduos perigosos, recicláveis, especiais e não recicláveis, além de mostrar como deve ser a sinalização dos tipos de resíduos.
“A publicação orienta sobre o correto manejo de resíduos de laboratório e demais áreas de instituições de saúde humana e animal, desde a sua classificação até o destino apropriado. Enfatizamos a correta classificação dos resíduos, reuso e a reciclagem, de modo a reduzir os problemas ambientais decorrentes do manejo inadequado”, destaca a pesquisadora Lissandra Cavalli.
O comunicado é voltado a produtores, técnicos, laboratoristas, extensionistas, professores e alunos. “A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) diz que a responsabilidade pela destinação adequada dos resíduos é dever de todos, e que deve ser compartilhada entre os diversos setores envolvidos, dentre os quais se destaca o setor público”, afirma Lissandra.