Duas importantes medidas em benefício do meio ambiente foram publicadas na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) de ontem (29/9). Os atos se referem à implementação do Programa Estadual de Recuperação da Vegetação Nativa (Proveg) e de projetos de pesquisa em torno da conservação da biodiversidade.

A Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) aprovou a matriz de ações do Proveg , dando início , oficialmente, à sua execução no Estado. A portaria define os objetivos, o formato e a equipe encarregada da coordenação do programa.

O objetivo do Proveg é ampliar a cobertura de vegetação nativa no Rio Grande do Sul, por meio da restauração de ambientes alterados e degradados.

A matriz aprovada estabelece uma série de ações que contemplam, por exemplo, a recuperação de ambientes naturais; o estímulo à regularização ambiental das propriedades rurais ; o incentivo à conservação e à restauração ecológica de áreas prioritárias; e o fomento à pesquisa e extensão.

O programa será coordenado pela Divisão de Flora do Departamento de Biodiversidade da Sema e poderá contar com a colaboração de entidades públicas e privadas, instituições de pesquisa e extensão, organizações da sociedade civil, entre outros envolvidos no tema da recuperação da vegetação nativa.

Também saiu no DOE desta quinta o termo de cooperação para a realização de projetos de pesquisa com temas voltados para a conservação da biodiversidade. O acordo, firmado entre a Sema e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), terá vigência de 60 meses e prevê a publicação de editais, que selecionarão os projetos.

ECO regional – Estado implementa Programa de Recuperação da Vegetação Nativa e fomenta pesquisas

Disponível em: https://ecoregional.com.br/destaque/estado-implementa-programa-de-recuperacao-da-vegetacao-nativa-e-fomenta-pesquisas

Acesso em 30/09/2022.