O sistema MTR Online é a plataforma oficial utilizada no Estado para o registro do Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR), que é obrigatório. Atualmente o sistema conta com mais de 81 mil usuários cadastrados e emite diariamente uma média de seis mil registros de MTR, além da expedição de Certificado de Destinação Final (CDF) e Declaração de Movimentação de Resíduos (DMR).
Na última sexta-feira (16/04) a plataforma esteve inoperante, situação que foi normalizada no sábado (17/04) pelas equipes da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). Para casos como esse, a Fepam orienta que os usuários utilizem o MTR Provisório para evitar qualquer alteração na programação da destinação adequada dos resíduos.
“Apesar de ser disponibilizado de forma ininterrupta e termos equipe de pronto atendimento para manutenção e aperfeiçoamento do sistema, orientamos que todos os usuários mantenham disponíveis e impressos alguns registros de MTR Provisório, conforme sua necessidade”, alerta o chefe da Divisão de Licenciamento da Fepam, Jorge Augusto Berwanger Filho.
O MTR Provisório é uma alternativa para auxiliar os empreendimentos exclusivamente em situações de falhas temporárias de comunicação com a plataforma, como a falta de energia elétrica, conexão com a internet e/ou instabilidade do sistema MTR Online.