A Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) lançou, neste mês, uma cartilha para orientar os municípios a como aderirem às estruturas de prestação regionalizada para a gestão dos serviços de saneamento básico. O documento contém os procedimentos necessários para a adesão, além de perguntas e respostas sobre o processo.
A cartilha pode ser acessada na página do Departamento de Gestão de Recursos Hídricos e Saneamento (DRHS).
O Novo Marco do Saneamento Básico (conjunto das Leis Federais nº 11.445, de 2007, e nº 14.026, de 2020) estabeleceu diretrizes nacionais para o setor. A estruturação da prestação regionalizada é o processo de planejamento, organização, regulação e prestação dos serviços de modo harmônico, em dois ou mais municípios, compondo assim uma “região” definida.
Os municípios de uma região compartilham o exercício da titularidade dos serviços públicos de saneamento básico, como a definição das concessões dos serviços, elaboração do Plano Regional da Unidade, que substitui os Planos Municipais, e a designação de uma agência reguladora.
A regionalização tem como objetivo facilitar o atingimento das metas do Marco do Saneamento, de 99% de cobertura de abastecimento de água potável e 90% de cobertura de esgotamento sanitário até 2033.
Os municípios interessados em aderir às unidades deverão encaminhar, até o dia 23 de julho de 2022, uma manifestação neste sentido pelo e-mail regionalizacao@sema.rs.gov.br ou pelos correios para a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura. O endereço é Avenida Borges de Medeiros 1501, 7º andar, Praia de Belas, Porto Alegre – RS, CEP 90119-900.
Secretaria do Meio ambiente e Infraestrutura – Sema lança cartilha para orientar Municípios na adesão à regionalização do saneamento – Veja a notícia completa aqui