O consumo e a produção que movem a economia global ainda hoje em dia dependem do uso do meio ambiente e dos recursos naturais de uma forma que continua a ter impactos destrutivos no planeta. O progresso econômico e social atingido ao longo do último século para a humanidade foi também acompanhado pela degradação ambiental – que está colocando em risco os próprios sistemas dos quais nosso desenvolvimento futuro e, de fato, nossa própria sobrevivência, dependem.

Já o consumo e a produção sustentáveis, mais necessários e urgentes do que nunca antes, ​​consistem em fazer mais e melhor com menos. Trata-se também de dissociar o crescimento econômico da degradação ambiental, aumentar a eficiência dos recursos e promover estilos de vida sustentáveis, em linha com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12 (ODS 12), da Organização das Nações Unidas (ONU), que trata do “consumo e produção responsáveis”.

E a água tem papel fundamental nisso. Apesar de cobrir 71% da superfície da Terra, menos de 3% da água do mundo é doce (potável), dos quais 2,5% estão congelados na Antártida, Ártico e geleiras. A humanidade deve, portanto, contar com 0,5% para todas as necessidades do ecossistema natural e da população mundial. Ainda hoje, mais de 1 bilhão de pessoas ainda não têm acesso à água potável.

Um só planeta -Em meio à seca na Europa, Semana Mundial da Água discute soluções para consumo consciente – Veja a notícia aqui