A Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT firmou com Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), parceria que possibilitará que os arquitetos e urbanistas de todo Brasil acessem gratuitamente o acervo de normas técnicas da entidade.

O convênio também oferece vantagens adicionais, como desconto na compra das normas técnicas mais acessadas e em cursos de capacitação da ABNT. Segundo a presidente do CAU/BR, Patricia Sarquis Herden, “Anunciamos esse convênio com a ABNT irá garantir acesso às Normas Técnicas, para que todos os arquitetos e urbanistas – que poderão visualizar as informações de forma gratuita. Esta ação tem o caráter fundamental de promoção de oportunidades aos profissionais inseridos no setor, enaltecendo que a atuação profissional dos arquitetos e urbanistas devem ser realizadas à luz das normas técnicas, buscando maior qualidade e eficiência nos projetos entregues à sociedade.”

Durante a cerimônia de assinatura, o presidente do conselho deliberativo da ABNT, Mario William, destacou: “É uma alegria muito grande trazer de volta essa parceria com o CAU/BR. A assinatura desse convênio vai permitir que todos os arquitetos e urbanistas do Brasil tenham acesso de visualização ilimitada às normas técnicas e, além disso, participar do Sistema de Normalização da ABNT, cabe ressaltar também que todo o Sistema CAU estará fazendo parte do nosso quadro associativo na categoria Mantenedor, usufruindo de todos os benefícios pertinentes da categoria. dentro das votações do conselho da associação.”

O acesso gratuito às normas e aos descontos oferecidos pode ser realizado pelos profissionais regularmente registrados e adimplentes com o Conselho, por meio do seguinte endereço eletrônico: site ABNTCatálogo CAU (www.abntcatalogo.com.br/cau). Para o profissional usufruir dos benefícios deve acessar o Catálogo e inserir com o número de seu CPF cadastrado no Sistema de Informação e Comunicação do CAU (SICCAU).

Outra novidade da parceria é a participação dos 27 Conselhos de Arquitetura e Urbanismo nas Assembleias Gerais da Associação Brasileira de Normas Técnicas, respeitando todas as carências estatutárias.

Com isso, o CAU poderá inscrever profissionais formalmente indicados nos Comitês Brasileiros ou nos Organismos de Normalização Setorial da Associação para elaboração de normas técnicas, além de permitir que o Conselho vote e seja votado para os cargos eletivos dos Conselhos Deliberativo e Fiscal, Superintendência dos Comitês Brasileiros e Conselho Técnico.

O CAU/BR ainda será o representante do Brasil da ABNT em comitê da Organização Internacional de Normalização (ISO), criado por sugestão da China, que irá tratar sobre a elaboração de normas para Patrimônio Cultural.Com informações do CAU/BR.

Fonte: ABNT / Arquitetos e urbanistas do Brasil poderão acessar gratuitamente Normas da ABNT

Disponível em: https://abnt.org.br/noticia/3189/Arquitetos-e-urbanistas-do-Brasil-poder%C3%A3o-acessar-gratuitamente-Normas-da-ABNT

Acesso em: 24 de outubro de 2024.