A Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), por meio do Comitê de Integração de Resíduos Sólidos (CIRS), assinou, nesta quinta-feira (26), um protocolo de intenções com o Instituto Kapok Inovação Corporativa. O objetivo é unir esforços visando futura implantação das políticas Nacional e Paulista de Resíduos Sólidos no Estado de São Paulo.

Entre as propostas previstas no Plano de Trabalho está a instituição de um projeto sobre o módulo “Resíduos Sólidos” dentro do programa Novo Rio Pinheiros. O evento de assinatura do Protocolo aconteceu dentro do webinar “Inovação em Resíduos Sólidos: da Teoria à Prática”, realizado pelo CIRS e o Instituto.

O encontro virtual contou com a participação do secretário-executivo da SIMA, Luiz Ricardo Santoro, do subsecretário estadual de Infraestrutura, Glaucio Atorre, dos coordenadores do CIRS, Ivan Mello e José Valverde Filho, do presidente do Instituto, Hiran Castello Branco, entre outros, incluindo representantes de consórcios intermunicipais, agentes públicos, iniciativa privada, terceiro setor e acadêmicos.

Ao assinar o documento, Santoro destacou a importância do trabalho conjunto com o Instituto com vistas às ações práticas. “O que estamos firmando hoje, aqui, é um exemplo de como é possível obter um grande avanço graças à colaboração de diversos setores da sociedade com o Poder Público. Para nós, é uma honra estarmos juntos em mais um evento pela inovação no nosso Estado. Temos muito orgulho de participar de um projeto que, temos a certeza, será transformador”.

Membro do Grupo Gestor do CIRS e mediador do evento, Ivan Mello, aproveitou para enfatizar que, com a assinatura, a SIMA passa a colocar em prática, de maneira efetiva, as políticas de resíduos sólidos no Estado. “É algo que o nosso secretário Marcos Penido enfatiza sempre e com essa parceria temos uma maneira de colocá-lo em prática imediatamente”, observou, referindo-se à revisão do Plano Estadual de Resíduos Sólidos (PERS), aprovada em meados deste mês. O material orientará a gestão de resíduos no Estado nos próximos 15 anos, perfazendo o horizonte de 20 anos previsto na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) desde a sua primeira edição.

Clique e saiba mais!